Home > Notícias

Imarui Litoral ganha eficiência com roteirizador logístico da HBSIS

Tecnologia gera redução de 11% em dispersão de tempo de rota e de 10% da quilometragem prevista na distribuidora

08/01/2018 às 12h30

Imarui Litoral Logística
Foto:

Um ponto crítico para empresas que trabalham com logística e transporte é proporcionar alta qualidade dos serviços de entrega a um custo reduzido, garantindo a sustentabilidade do negócio. O caminho é buscar na tecnologia a otimização dos percursos e ainda encurtar o tempo de planejamento e de execução das demandas.

A distribuidora Imarui Litoral, que atua no leste do estado de São Paulo, utiliza o Roteirizador Logístico da HBSIS desde março deste ano e já registrou diminuição de 17% para 7% (redução de 10%) na dispersão de quilometragem, indicador que mostra a diferença entre o cálculo de rota previsto e o realizado.

“A tecnologia permite uma visão detalhada e dinâmica da quantidade de repasses de cada caminhão, da dispersão de quilometragem e das especificidades de cada entrega. Com esse acompanhamento, os clientes ficam mais satisfeitos, as operações de entrega são otimizadas e a revenda ganha em produtividade e economia”, detalha Joecil Camargo, coordenador de Distribuição da Imarui Litoral.

Desde a implantação do roteirizador, a taxa de dispersão de tempo de rota caiu de 20% para 9% (redução de 11%), gerando aumento da precisão nas análises, pontualidade e maior controle das operações. “A ferramenta nos permite distribuir melhor a carga, aumentar o número de itens por viagem, melhorar o tempo em rota e, com isso, ampliar a economia de combustível e a produtividade da equipe”, completa.

Antes e depois

De acordo com Camargo, a distrinuidora Imarui usava um software desde o início da operação, que já vinha apresentando dificuldades nas atualizações de mapas e alguns parâmetros. “O desafio era obter uma roteirização com a quilometragem e tempos de atendimentos o mais próximo da realidade. Com a nova tecnologia, essa questão foi resolvida.”

Antes do novo sistema de gestão de processos em logística, segundo Camargo, os resultados realizados eram distantes dos previstos pelo sistema. Com a mudança, houve um ganho importante na produtividade e indicadores com resultados bem próximos do previsto pelo novo roteirizador.

O executivo relata que as discussões sobre o projeto incluíram profissionais além do time de TI e da área de Distribuição, contando com as participações de profissionais de Logística, analistas de rota, coordenador e gerente de operações.

Como funciona

O Roteirizador de Logística, desenvolvido pela HBSIS, usa um algoritmo especializado para criar rotas mais inteligentes e reduzir o tempo de percurso, evitando atrasos e potencializando o recurso das distribuidoras. Junto a outras seis soluções integradas, contribui para o aprimoramento da gestão dos processos, que vão do armazém até a entrega final dos produtos.

A partir de informações estratégicas, a ferramenta define itinerários automaticamente, integrando as demais tecnologias utilizadas pela empresa. Considerando o tipo de veículo e as entregas previstas para o dia, ela indica o caminho mais adequado e calcula o tempo de percurso até o endereço final, levando em conta paradas programadas, janelas e tempos de atendimento dos clientes.

Segundo Gilson Crispim, gerente de Produto da HBSIS, a solução possibilita traçar rotas mais curtas, de acordo com o tipo de veículo, restrições de acesso e peso do caminhão, além do controle detalhado da jornada dos trabalhadores, evitando desvios trabalhistas e sobrecarga nas atividades diárias.

Um dos pontos fortes para o sucesso do roteirizador, diz Crispim, foi a agilidade nas liberações de melhorias e funcionalidades na ferramenta. “Isso fez com que a tecnologia se adequasse perfeitamente às necessidades da Imarui Litoral, auxiliando tanto no controle e nas tomadas de decisão, quanto no melhor uso da sua frota e no aumento da qualidade do nível de serviços nas suas entregas.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail