Home > Notícias

A importância de ferramentas profissionais de videocolaboração

NetGlobe

17/10/2017 às 12h00

Foto:

Atualmente a videocolaboração não é mais considerada uma novidade. Com a popularização da internet, novas ferramentas e aplicativos surgem todos os dias oferecendo benefícios e inovações para o dia-a-dia de uma companhia. Ferramentas colaborativas são extremamente interessantes e podem ajudar no desempenho dos negócios, melhorando a comunicação entre os funcionários, assim como na agilidade para tomada de decisões, na possibilidade de fazer reuniões que antes não eram possíveis e principalmente elevando a produtividade.

São diversas opções no mercado, tanto gratuitas quanto pagas, porém empresas tem migrado cada vez mais para soluções pagas essencialmente pela qualidade do serviço, evitando usar ferramentas básicas de videoconferência, pois a tecnologia não consegue proporcionar uma qualidade profissional de áudio e imagem de modo pleno.

Os maiores problemas do uso de ferramentas gratuitas estão ligados a confiabilidade – como sistemas que ainda sofrem com limitações de participantes, imagens granuladas, áudio baixo, instabilidades, quedas nas conexões e software muitas vezes complexos para usar – e com a segurança.

Isso justifica o crescimento da adoção da solução Video Cloud, da NetGlobe, que tem se mostrado muito efetiva. Trata-se de um conjunto de soluções de conferência e colaboração oferecidas no modelo “como serviço” (SaaS e IaaS) em uma plataforma que permite conectar pessoas usando qualquer dispositivo e lugar com acesso à Internet.

“Tivemos um crescimento de 30% apenas no primeiro trimestre de 2016 - superando todas as expectativas - o que mostrou que o mercado tem se adequado a uma nova realidade, em que custo, simplicidade da tecnologia e excelência do serviço são fundamentais”, afirma Renato Batista, CEO da NetGlobe.

Outro diferencial do NetGlobe Video Cloud em relação a soluções gratuitas está relacionado à integração que a plataforma possibilita com salas de videoconferência tradicionais – muito utilizadas por empresas que usam esta tecnologia em salas, e ainda a integração com áudio, Skype for business e mais recursos de gravação e streaming. A plataforma também oferece personalização da sala virtual de acordo com a identidade visual da empresa e características do uso, sendo possível customizar logotipos, imagens, cores e até quais recursos serão inclusos, respeitando os padrões da companhia e das preferências como usuário.

“Nós conseguimos ajustar esses fatores na medida, e o cliente entendeu que com a solução NetGlobe Video Cloud ele consegue estender os benefícios da tecnologia de comunicação por vídeo para toda sua companhia”, diz Batista.

Segundo pesquisas do IDC, há um forte crescimento da adoção das tecnologias de conferência e telepresença em todo o mundo. Só no segundo trimestre de 2015, as vendas desta tecnologia aumentaram 21%. Os sistemas profissionais de videocolaboração ficaram conhecidos em uma época anterior à crise, na qual os executivos trocavam suas viagens de negócios por salas imersivas, de alta tecnologia, porém estes sistemas eram caros no início – além da construção das salas, a largura de banda exigida para as reuniões era elevada.

No entanto, hoje, os custos com banda larga diminuíram significativamente e as empresas passam a contar com soluções mais custo-eficientes tecnologicamente, o que voltou os olhos do mercado para estas soluções.

“Além do fator preço, as soluções de videoconferência são hoje extremamente mais simples de ser implementadas”, explica Batista. “Quando a videoconferência está baseada em uma sala você acaba por restringir seu uso e, a partir do momento em que você populariza, por meio de computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, você oxigena seu grupo de trabalho e otimiza os ganhos”, diz o executivo. “Temos um modelo de contratação flexível que atende demandas de baixa, média e alta complexidade, para todos os tamanhos de empresas. Desde o uso da colaboração por vídeo em nuvem pública até uma nuvem privada com concierge e suporte 24x7 pelo nosso centro de operações vNOC”, afirma. “Mesmo empresas de menor porte tem escolhido serviços profissionais, pois precisam da solução profissional, de qualidade, num prazo menor. O tempo é mais escasso para essas empresas, que lutam para sobreviver em um mercado tão concorrido”, conclui.

A segurança é outro ponto preocupante quando se usa uma ferramenta gratuita. Na plataforma NetGlobe Video Cloud a criptografia garante a segurança de 100% dos dados, assegurando total privacidade e sigilo da comunicação via vídeo.

Esta tecnologia hoje é usada tanto na colaboração de equipes quanto no âmbito de atendimento ao cliente, no qual a NetGlobe Video Cloud oferece uma nova maneira de desenvolver SAC por vídeo, atendimento jurídico especializado, ações de video call center e até engajamento em respostas mais humanas, via vídeo, a consumidores insatisfeitos que comentam nas redes sociais.

Mais do que uma solução em momentos de crise, as tecnologias de videoconferência se voltam aos CIOs e gestores de negócios que visam, cada vez mais, aumentar a colaboração com todos os agentes dos seus negócios – sejam eles internos ou externos. O modelo de terceirização, como a NetGlobe Video Cloud, torna este mercado ainda mais competitivo e procurado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail