Home > Notícias

Intel impulsiona estratégia para wearables com chip do tamanho de um botão

Déborah Oliveira

07/01/2015 às 9h16

Intel impulsiona estratégia para wearables com chip do tamanho de um botão
Foto:

A indústria está de olho no filão do mercado de wearables, ou dispositivos vestíveis, e a Intel assumiu a missão de ajudar empresas a desenhar produtos para melhorar a vida das pessoas. Para isso, anunciou na Internacional CES, que acontece esta semana em Las Vegas (EUA), um chip do tamanho de um botão, batizado de Intel Curie.

A tecnologia foi desenhada especificamente para ser usada em camisetas, pulseiras, bonés e outros wearables e conta com Bluetooth, sensores de movimento integrados e capacidade para carregamento da bateria. 

“No ano passado, aqui mesmo na CES, lançamos o Intel Edison [computador para desenvolvimento de vestíveis e Internet das Coisas]. Mas sabíamos que podíamos fazer melhor. E fizemos”, afirmou o presidente e CEO da Intel, Brian Krzanich, fazendo referência ao Curie. Segundo o executivo, a tecnologia acaba de sair dos laboratórios da fabricantes e estará disponível para parceiros e desenvolvedores no segundo semestre de 2015. “Ela deverá mudar o jogo dos wearables”, acredita. 

Krzanich também relatou que a Intel está trabalhando com força total na tecnologia Real Sense em uma série de dispositivos, incluindo camisas. O executivo demostrou seu uso em drones e uma camisa, este com a ajuda de um funcionário da Intel com deficiência visual. Vestido com uma camisa com sensores, o colaborador recebeu, por meio de vibrações, alertas sobre a aproximação de pessoas e, assim, conseguiu evitar colisões. “Isso me dá um senso de conforto e segurança no meu ambiente, algo que não sentia há muito tempo”, disse o funcionário. 

A Intel quer liderar pelo exemplo, sintetiza Krzanich. “Uma palava que pode mudar o mundo é inclusão”, finalizou Krzanich, mostrando claro o posicionamento da fabricante de manter-se empenhada na criação de tecnologias para construir um mundo melhor. 

A jornalista viajou para Las Vegas (EUA) a convite da CEA, responsável pela International CES

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail