Home > Notícias

Internet das coisas está criando novos fornecedores de software

30/07/2015 às 18h40

Internet das coisas está criando novos fornecedores de software
Foto:

Por conta da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), diversos fabricantes estão se transformando em novos fornecedores de software, que necessitam de soluções de Licenciamento e Gestão de Direitos (Licensing and Entitlement Management – LEM), de acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner.

Para Laurie Wurster, diretora de pesquisas do Gartner, o Licenciamento e Gestão de Direitos é vital para proteger, diferenciar e monetizar as ofertas desses novos fornecedores. "Esperamos que, até 2020, deixar de empregar um sistema de LEM resulte em uma queda de 20% no potencial de receita gerada por software para fabricantes de dispositivos conectados à IoT", afirma.

Ao deslocarem o valor do produto do hardware do dispositivo para o software que opera no aparelho, e aplicando uma estratégia de licenciamento adequada, os fabricantes podem potencializar os valores de receita, diz a consultoria. Para se ter uma ideia desse valor adicional, se os fabricantes pudessem coletar, em média, US$ 5 por software de cada unidade instalada, isso geraria uma receita adicional estimada em US$ 130 bilhões.

Ainda de acordo com Laurie, a configuração controlada pelo software fornece aos fabricantes mais flexibilidade para regionalizar suas ofertas e desenvolver soluções de nicho para mercados específicos, sem precisar fabricar unidades de manutenção de estoque de produto separadas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail