Home > Notícias

IoT permite Drogaria Araujo, de Belo Horizonte, gerenciar mais de 140 lojas

Déborah Oliveira

29/08/2016 às 12h32

IoT permite Drogaria Araujo
Foto:

Com 110 anos de história e mais de 140 lojas espalhadas por Belo Horizonte e região metropolitana, a Drogaria Araujo possuía uma série de soluções para gestão de sua infraestrutura de TI, ativos e softwares. Além da necessidade de gerir todo esse ambiente tecnológico com soluções que não estavam 100% integradas, a rede precisava de uma base de conhecimento para armazenamento dos incidentes e chamados de clientes, além de uma tecnologia para gerir os demais processos de Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que buscam promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI.

A Drogaria Araújo contatou, então, a iT.eam, IBM Business Partner que atua na região para implementação de soluções de gestão de ativos, TI e segurança da informação, que a partir dessa necessidade projetou uma solução completa e integrada para o monitoramento de diversas aplicações críticas da varejista, incluindo licenciamento de software, gestão dos processos e monitoramento da infraestrutura de TI.

O projeto foi dividido em fases. Na primeira, foram adquiridas ferramentas que permitem à Drogaria Araújo cuidar da gestão da infraestrutura de TI, incluindo ativos e softwares, e ainda do monitoramento de aplicações. Além disso, efetuou a implantação do IBM BigFix, que oferece um processo de correção automatizado e simplificado, administrado a partir de um único console, permitindo a distribuição e atualização automática e agendada de softwares nos computadores dos usuários.

Ao final da primeira fase, benefícios já puderam ser observado, como gestão eficiente dos contratos e licenças de software, análise em tempo real da rede e aplicações, grande redução na quantidade de abertura de chamados e incidentes, aumento da produtividade, melhora da qualidade nos serviços prestados e aumento da disponibilidade da infraestrutura de rede e das aplicações.

Em seguida, a Drogaria Araujo buscava um sistema para gerir e controlar as lojas (facilities) e o novo Centro de Distribuição com 20 mil metros quadrados. Para atender essa demanda e aprimorar seus processos, a companhia adotou uma série de softwares para gestão de ativos corporativos que foram implementados para melhorar a performance das atividades realizadas pelos funcionários, reduzir custos de manutenção e investimentos, bem como aumentar a vida útil dos ativos. 

A Drogaria Araujo também implantou uma tecnologia gerenciar os dispositivos remotos (MDM) e torná-los mais seguros e produtivos a partir da definição de perfil de uso dos mesmos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail