Home > Notícias

iPhones receberão atualizações em chips NFC para desbloquear portas e carros

Apple está expandindo capacidades em segurança com bloqueios inteligentes

Redação

28/05/2018 às 11h45

iphone
Foto:

A Apple está próxima de atualizar os iPhones equipados com chips NFC com a capacidade de desbloquear portas, quartos de hotel e carros smart.

O chip NFC, presente no iPhone 6 e nos aparelhos mais recentes, já permite trocas de dados sem contato e o uso do Apple Pay para pagar compras nas lojas, mantendo o telefone próximo a uma maquininha de cartão de crédito compatível. De acordo com o portal The Information, a Apple está expandindo suas capacidades com recursos de segurança para abrir bloqueios inteligentes.

A empresa já tem funcionários usando iPhones para abrir portas em seu campus em Cupertino. Enquanto alguns desbloqueios eletrônicos já funcionam com Bluetooth, o NFC é mais seguro porque armazena dados em um chip que isola seu conteúdo do sistema operacional do telefone.

API para terceiros

Se as fontes do The Information forem precisas, é provável que a empresa abra suas APIs para permitir que aplicativos de terceiros aproveitem o chip NFC do iPhone em outros serviços. Sendo assim, o iPhone poderá ser usado para abrir portas de hotéis, destravar carros, pagar por passagens de metrô e emular cartões de transportes que usamos diariamente.

Vale lembrar que os dispositivos móveis da Samsung e do Google (Android) já podem acessar prédios e salas seguras usando o NFC como chaves digitais. Mas o mais importante, pode estimular os fabricantes de hardware de IoT (internet das coisas) a oferecer suporte à autenticação NFC para seus dispositivos conectados mais amplamente no futuro.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail