Home > Notícias

Lady Gaga usa holograma e pele digital em apresentação no Grammy Awards

Déborah Oliveira

16/02/2016 às 10h55

Lady Gaga usa holograma e pele digital em apresentação no Grammy Awards
Foto:

Em parceria com a Intel, a cantora Lady Gaga usou uma série de tecnologias ontem (15/2) em sua apresentação no Grammy Awards, maior prêmio da música norte-americana. A ícone da música da atualidade homenageou David Bowie, morto em 10 de janeiro deste ano.
O trabalho conjunto entre a empresa de tecnologia e a cantora foi anunciado pela primeira vez durante a CES 2016, mas ainda não estava claro sobre como seria desenvolvida a parceria - até agora.
Para executar sua performance, uma das tecnologias usadas por ela foi a pele digital. Um "rosto animado" foi desenvolvido por Lady Gaga, o que a permitiu adornar inúmeros visuais icônicos em tempo real.
Processadores da Intel foram usados no desenvolvimento dessa parte da apresentação, rastreando com precisão os movimentos faciais dela enquanto a "maquiagem digital" era adaptada e exibida nela instantaneamente por um projetor equipado com um desktop baseado na sexta geração do processador Intel Core.
Além disso, por meio de um vídeo interativo, a cantora podia controlar como ela aprecia em uma grande parede de LED. O anel dela, baseado no módulo Intel Curie, gerou os efeitos em tempo real à medida que ela rodava e movimentava seus pulsos e braços, enquanto os servidores de mídia baseados no processador Intel Xeon geravam o conteúdo ao vivo.
O piano da cantora também ganhou recursos tecnológicos, assumindo vida própria por meio de três braços robóticos equipados com o processador Intel Atom dançando juntos para adicionar efeitos de movimentos inesperados a um instrumento tradicionalmente estático. 
Por fim, hologramas interativos combinavam a inovação de seu anel com materiais holográficos para permitir que Lady Gaga gerasse hologramas tridimensionais de Bowie. 
Sobre o uso de tecnologia em sua performance, a cantora afirmou gostar de fazer coisas que integrem a tecnologia e a arte com experiências poderosas. “Acredito que essa colaboração com a Intel foi muito diferente de tudo que eu já fiz anteriormente”, afirmou.
Assista a performance de Lady Gaga no vídeo abaixo:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail