Home > Notícias

Larry Ellison demonstra migração de soluções para a nuvem com um clique

Déborah Oliveira

01/10/2014 às 13h44

Larry Ellison demonstra migração de soluções para a nuvem com um clique
Foto:

Nesta terça-feira (30/09), Larry Ellison, chairman-executivo e chief technology officer (CTO) da Oracle, voltou ao palco do Oracle OpenWorld 2014, em San Francisco (EUA), para mostrar, em tempo real, a migração de uma série de aplicações para a nuvem, com apenas um clique. O executivo brincou dizendo que agora como CTO ele tem o poder de realizar demonstrações. Segundo ele, seu objetivo era mostrar que era possível não somente mover aplicações para a nuvem, mas também modernizá-las, sem mexer no código, além de reduz o custo.

“Não queremos apenas mover para a cloud, mas tornar a aplicação multitenant. Além disso, rodar a aplicação e o banco de dados de forma eficiente na nuvem, muito mais do que fizemos on premise. Buscamos automatização”, prometeu. “Dizem que Oracle não é famosa por ser fácil de usar ou reduzir custos. Mas nós não só modernizamos a nuvem, como eliminamos o custo total de propriedade (TCO). Como fazemos isso? Automatização”, respondeu. 

Ellison moveu uma aplicação e seu banco de dados de um servidor local para a solução de plataforma como serviço (PaaS) da Oracle, que inclui o Oracle Database Cloud Service e o Oracle Java Platform Service. A operação consumiu menos de dez minutos. Mais de 300 GB foram migramos para a nuvem.

Sobre a modernização, Ellison observou que os dados foram comprensados e que a partir daquele momento rodariam na memória, ações que aprimoram o desempenho. Os dados também foram criptografados automaticamente quando movidos para a nuvem e serviços móveis, sociais e de análise adicionados.
Além disso, disse o executivo, os bancos de dados passaram por um processo automático de backup. “Os recursos de automação tornam o ambiente mais fácil de gerenciar, reduzindo o erro humano e melhorando a confiabilidade”, explicou.

Ellison disse que a Oracle tornou a plataforma baseada em SQL e Java disponível para que clientes desenvolvam seus aplicativos. “A Salesforce.com oferece uma plataforma proprietária e os fornecedores de SaaS não oferecem serviços de plataforma”, alfinetou. Antes de deixar o palco, o executivo lembrou que esse é apenas o começo de uma nova era para a Oracle, baseada na nuvem.
* A jornalista viajou para San Francisco a convite da Oracle

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail