Home > Notícias

Livelo triplica velocidade de lançamento de soluções

Empresa reportou aceleração do time-to-market em 300% em comparação com cenário anterior

Redação

22/11/2018 às 9h04

Livelo triplica velocidade de lançamento de soluções
Foto:

Ser digital e conquistar o mercado de recompensas, já dominado por gigantes, foram os desafios que motivaram o nascimento em 2016 da Livelo, empresa de recompensas, com o modelo de negócio que encoraja compras em troca de pontos e premiações.

Controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil, a empresa está inserida em um mercado que movimenta mais de R$ 6 bilhões anuais, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

Um dos principais motivadores do time de desenvolvimento da Livelo é superar as expectativas dos seus clientes e estimular as interações. Por isso, o gestor de produto trabalha ao lado do desenvolvedor para melhorar as soluções e aplicações com agilidade. Algo fundamental para uma empresa que não tem presença física e só usa canais digitais.

Nova era

Para ganhar essa agilidade a Livelo contratou a Inmetrics, empresa de otimização de aplicações e softwares, na transformação do mindset da sua TI, proporcionando rapidez na correção de falhas de softwares e entregando ao usuário uma melhor experiência de uso de suas aplicações e ferramentas.

“Dividimos o resultado da transformação ágil com outras empresas do grupo e estamos sendo referência para eles nesse quesito. Estão aprendendo conosco o uso de novas ferramentas, nossa cultura e a maneira de trabalhar”, ressalta Leopoldo Braga, Gerente de TI da Livelo.

Durante os quatro meses de implantação do projeto (que hoje é um processo de melhoria contínua), sete especialistas Inmetrics em testes, automação e métodos ágeis trabalharam com o time de qualidade da Livelo. O time orientou a transformação do modelo de entregas para a metodologia ágil, em que durante cada etapa de desenvolvimento do software os testes são realizados, acelerando o time-to-market das soluções para o mercado. Além disso, foram formadas squads, que aumentaram a sinergia entre os times.

“Com isso, aceleramos o time-to-market em 300%, em relação ao ano anterior. Colocamos o sistema em produção de acordo com a necessidade do cliente, que é o ponto central de toda a estratégia da empresa”, afirma Braga.

Analytics

Para que as equipes de qualidade e de desenvolvimento pudessem atuar com mais agilidade nos casos de teste, o time de Analytics da Inmetrics criou modelos de extração de relatórios, estruturou as informações e desenvolveu dashboards de visualização. Com isso, as correções eram enviadas em tempo real, proporcionando maior agilidade na tomada de decisão e conectando 100% a TI ao negócio.

Nesse projeto, a Inmetrics aplicou sua expertise combinada aos métodos ágeis, soluções de engenharia de dados, arquitetura da informação e criação de modelos estatísticos e matemáticos aplicados.

O uso do método ágil, além de ter trazido maior velocidade de lançamento de novas soluções (o que colaborou com a receita de R$ 974,3 milhões obtida em 2017), este ano colaborou para a Livelo estar em 6° lugar no ranking entre As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2018. Prêmio concedido no IT Forum X, promovido pela IT Mídia, além da empresa ter conquistado também o 1º lugar na categoria Serviços.

Analisando um total de 146 companhias de diversos setores, o prêmio reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras. O destaque da Livelo foi atribuído à inovação no relacionamento com o cliente, promovida pela implementação do atendimento de Bot diferenciado.

O projeto consiste na automatização do atendimento via chatbot, com atuação multicanal. "Trabalhamos todos os dias com o foco de oferecer as melhores e mais modernas experiências aos mais de 19 milhões de clientes. O Bot Livelo foi crucial para estreitarmos o relacionamento com os usuários, identificando os comportamentos e humanizando o atendimento", conta Felipe Pontieri, diretor de tecnologia da Livelo.

Em função dos resultados positivos do projeto, o objetivo para o próximo ano é ampliar ainda mais os canais digitais que deverão incluir também WhatsApp.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail