Home > Notícias

Mais de 50 redes 5G são esperadas até o final de 2019

Estudo mostra que implementação será acelerada neste ano

Redação

19/02/2019 às 9h01

Foto: Shutterstock

A Viavi Solutions revelou novos dados da indústria demonstrando a rapidez com que as redes 5G estão sendo lançadas em todo o mundo, com 55 redes comerciais 5G esperadas para o início de 2020 - o ano em que originalmente se esperava que a rede 5G fosse lançada. Como um indicador do ritmo de comercialização, a Viavi renomeou este relatório - agora em seu terceiro ano – para "O Estado das implementações 5G".

Um total de 13 redes comerciais 5G foram lançadas em 2018, incluindo tanto implementações sem fio móveis como fixas. À medida que a corrida para entregar 5G aumenta rapidamente, as conclusões da VIAVI indicam que as implementações mais do que triplicarão este ano, com 42 novos lançamentos de rede previstos para 2019.

Como resultado, espera-se que um total de 55 redes 5G ao vivo estejam em operação até o final deste ano. Uma grande proporção destas implementações estará localizada na Europa e no Oriente Médio (21 e 14, respectivamente), seguidos por 10 na Ásia, 8 nas Américas e 2 na região da Austrália-Ásia.

O ritmo das implementações comerciais é uma indicação clara da concorrência para oferecer serviços 5G. No mesmo período do ano passado, apenas 28 prestadores de serviços haviam relatado que estavam em testes de campo com arquitetura 5G. Essa rápida escalada de planos de implementação ocorre apesar do fato de que os padrões 3GPP para 5G não devem ser finais até 2020. Assim, embora o cronograma de lançamentos de rede tenha acelerado, os provedores de serviços precisam ter cuidado com a finalização de arquiteturas e informações técnicas detalhadas sobre planos de implantação ainda limitados neste momento.

"A rede 5G representa uma mudança de paradigma na forma como as redes são projetadas, implantadas e gerenciadas, introduzindo complexidades inerentes à arquitetura, bem como demandas exigentes de desempenho e latência", disse Sameh Yamany, diretor de Tecnologia da Viavi. "As melhorias antecipadas que a rede 5G oferece dependerão da operação precisa de múltiplos elementos em toda a rede. Como os provedores de serviços em todo o mundo implementam e ativam suas redes comerciais, eles contam com as soluções de teste VIAVI 5G, do laboratório para o campo, para garantir a melhor experiência do cliente e qualidade".

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail