Home > Notícias

Mercado de smartphones na América Latina cresce cerca de 5% até 2020

05/09/2016 às 10h53

Mercado de smartphones na América Latina cresce cerca de 5% até 2020
Foto:

A América Latina, assim como outros mercados emergentes (que englobam região da Ásia-Pacífico, exceto Japão; Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África) continuaram a experimentar um crescimento positivo na venda de smartphones. Até 2020, a região irá registrar taxa de crescimento anual composta de 5,4%, de acordo com a IDC - a previsão é para o período de cinco anos, iniciado em 2015.

No mundo, o mercado global de smartphones irá alcançar embarques de 1,46 bilhão de unidades, ou crescimento de 1,6% ano sobre ano em 2016. Apesar do crescimento continuar positivo, ele está bem abaixo dos 10,4% registrado em 2015.

Muito da desaceleração se dá por conta do declínio nas vendas de mercados maduros, entre eles Estados Unidos, Japão, Canadá e Europa Ocidental - a expectativa é que essas regiões experimentem uma taxa anual composta de -0,2% no mesmo período da previsão.

De acordo com Jitesh Ubrani, analista sênior de pesquisa da IDC, o crescimento no mercado de smartphones está se tornando dependente da substituição de aparelhos existentes e não da busca de novos usuários. "Do ponto de vista tecnológico, a inovação de smartphones parece estar adormecido à medida que consumidores estão se tornando cada vez mais confortáveis aparelhos 'suficientemente bons'", comenta o especialista.

Ainda de acordo com Ubrani, com o lançamento de programas de recompensa ou de trocas oferecidos pelos principais fornecedores e empresas de telecomunicações, a indústria almeja estimular o início substituições e encurtar ciclos de vida. "Inovações como realidades aumentada e virtual (AR/VR) também devem ajudar a estimular melhorias nos próximos 12 a 18 meses", observa.

Além disso, espera-se que a preferência de consumidores por telas maiores continue a aumentar, e o crescente interesse nas realidades virtual e aumentada irá conduzir essa tendência, com phablets (telas de 5,5 polegadas e maiores) irão responder por quase um terço do mercado de smartphones em 2020.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail