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Mercado Eletrônico usa OKR para engajar colaboradores

Ferramenta ajuda na priorização das metas dos colaboradores

21/06/2018 às 9h14

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Uma das metodologias mais difundidas nas grandes empresas do Vale do Silício foi adotada pelo Mercado Eletrônico, empresa latino-americana focada em soluções tecnológicas e serviços B2B. Criada pelo então presidente da Intel, em 1970, a OKR (Objectives and Key Results) é empregada por empresas como Google, LinkedIn, Zynga, Sears e Twitter para ajudar na priorização das metas de seus colaboradores.

Um dos intuitos do Mercado Eletrônico ao adotar a OKR em 2015, durante uma revisão da estratégia do Balanced Scorecard, foi dar voz aos colaboradores na elaboração de objetivos inspiradores e resultados mensuráveis no planejamento trimestral. Como consequência, a companhia otimizou a execução de tarefas e pôde alinhar os objetivos de seus profissionais aos da empresa.

De acordo com Mônica Thaumaturgo, coordenadora de qualidade do Mercado Eletrônico, a metodologia OKR não é um método de cobrança, mas sim, uma maneira de engajar e direcionar os colaboradores à estratégia da empresa. “Cada funcionário tem autonomia para se autoavaliar e se engajar quanto às metas da empresa. Enquanto o profissional cria seus próprios objetivos (três por trimestre), que contêm até cinco key results cada, o gestor é responsável por validá-los, podendo alterar até 40% do conteúdo. A ideia é que a maior parte dos OKRs seja definida pelo próprio colaborador e o foco seja atingir a estratégia.

No Mercado Eletrônico os OKRs dos colaboradores são realinhados a cada trimestre e podem ser acessados por todos da empresa, pelo sistema interno Miisy, assim como os objetivos e metas traçados pela diretoria.
Desde o primeiro ano de implementação, a taxa de adesão da metodologia OKR evoluiu de 79% para 100% dos colaboradores.

Segundo Mônica, a pesquisa de clima da companhia registrou uma melhora na percepção dos colaboradores sobre os objetivos a serem alcançados: “Percebemos que quanto mais alinhados aos OKRs, melhor é o resultado da empresa. Pode-se dizer que a qualidade deste período está melhor, pois os colaboradores conseguem enxergar a estratégia do ME e se sentem motivados à alcançar os objetivos de maneira coletiva”.

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