Home > Notícias

Mercado global de smartphones cresce 11,6% no segundo trimestre. Samsung lidera setor

Déborah Oliveira

23/07/2015 às 18h10

Mercado global de smartphones cresce 11
Foto:

De acordo com a última versão preliminar do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, estudo da consultoria IDC, os embarques globais de smartphones somaram 337,2 milhões em todo o mundo no segundo trimestre de 2015, aumento de 11,6% em relação às 302,1 milhões de unidades do mesmo período do ano anterior. O volume representa o segundo melhor trimestre da história de vendas de smartphones

Anthony Scarsella, gerente de pesquisa da equipe de Telefonia Móvel da IDC, explica que o crescimento global do mercado de smartphones não foi somente impulsionado pelo sucesso de dispositivos da Samsung, Apple e outros, mas também pela abundância de aparelhos a preços acessíveis que continuam a conduzir embarques em mercados importantes. A venda em mercados emergentes conduziu o crescimento. 

A gerente de pesquisa sênior da equipe de Telefonia Móvel da IDC Melissa Chau completa dizendo que embora a atenção se volte para Apple e Samsung, outros fornecedores estão diversificando e apimentado a competitividade no setor. Segundo a IDC, são mais de 200 marcas de smartphones no mundo.

De acordo com o levantamento da IDC, a Samsung manteve a liderança em smartphones em todo o mundo, sendo responsável por 73,2 milhões de unidades vendidas e 21,7% de market share no período, mas foi a única empresa entre os cinco primeiros que registraram queda ano a ano no volume embarcado, com retração de 2,3%. Os modelos Galaxy S6 e S6 Edge não registraram tanta demanda quanto os modelos mais antigos, isso graças a descontos e promoções durante todo o trimestre. 

Em segundo lugar está a Apple. No segundo trimestre do ano, a Apple mostrou impressionantes números: foram 47,5 milhões de unidades vendidas e 14,1% de market share no período. Seu crescimento ano a ano foi de 34,9%. O iPhone, mais uma vez continuou a dominar na China, onde os embarques permaneceram aquecidos após um forte primeiro trimestre. Os iPhones maiores, juntamente com a rápida expansão das redes 4G na China, continuaram a impulsionar os resultados da fabricante na Ásia/Pacífico. 

Em terceiro lugar está a Huawei, com 29,9 milhões de unidades vendidas e 8,9% de market share. Seu crescimento, ano a ano, foi de 48,1%, o maior entre as cinco primeiras fabricantes do mercado. 

A Xiaomi aparece em seguida no ranking, com 17,9 milhões de unidades comercializadas e 5,3% de market share. Seu crescimento ano a ano foi de 29,4%. Em quinto lugar ficou a Lenovo, com 16,2 milhões de unidades vendidas e 4,8% de market share no período. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail