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Canais são pilar de crescimento da Veeam Software

Com modelo 100% voltado para o ecossistema, empresa dá cada vez mais esteira para parceiros

Fundada em 2006 na Suíça, a Veeam Software, especializada na gestão de dados, aposta fortemente no poder de canais para crescer. Assim, quando chegou ao Brasil, há seis anos, o modelo de atuação não poderia ser diferente. Atualmente com 55 mil canais em todo o mundo, sendo 3 mil na América Latina e mais de 900 no Brasil, a companhia busca empoderar o ecossistema para que ele gere negócios e ainda desenvolva ofertas próprias de serviços profissionais com base nas tecnologias da Veeam.

“Essa é a nossa única forma de ir ao mercado. Nossos parceiros são nossos braços”, reforçou Sara Wilson, diretora de Canais para a Veeam Software América Latina. Segundo ela, no Brasil, todas as cidades estão cobertas por parceiros, que têm identificado claras oportunidades em todos os segmentos de mercado, das pequenas às grandes empresas.

Rodrigo Aliaga, diretor de Canais da Veeam Brasil, apontou que a organização sempre aprimora o programa de canais pensando no seu desenvolvimento e na busca de resultados financeiros positivos. Ele apontou ainda que é o papel da Veeam dar esteira para eles. “Não temos, por exemplo, serviços profissionais, porque entendemos que nossos parceiros podem fazê-los. Além disso, a renovação do contrato é totalmente feita pelo canal”, completou ele.

Sara apontou que os parceiros no Brasil estão saltando mais rapidamente do que os demais na região. Aliaga concordou e acrescentou que as empresas no País têm tido sucesso na forma como recebem a mensagem da Veeam.

Sofisticação constante

Os executivos apontaram que a Veeam sempre promove melhorias no programa de canais. A mais recente delas aconteceu em fevereiro deste ano. A companhia passou a oferecer soluções no modelo de subscrição e lançou no País o Veeam Accredited Services Providers (VASP), programa que visa estimular canais a se especializarem para a entrega de soluções.

Para obter o selo VASP, é preciso trilhar um caminho de certificação, que consome cerca de 45 dias. Há ainda um novo incentivo para quando o canal fecha grandes negócios. “Ele apoia a marca em projetos maiores”, reforçou Aliaga.

Nova mensagem

Durante seu evento anual, o VeeamOn, que acontece nesta semana em Chicago, nos Estados Unidos, a Veeam revelou novo posicionamento ao mercado. Antes, a empresa falava sobre backup e recuperação de dados. Agora, a mensagem vai muito além e abrange a gestão inteligente de dados.

Sara pontuou que essa é mais uma evolução da estratégia do que uma alteração drástica. “Mudamos porque as necessidades dos clientes também passaram por transformações. Com internet das coisas (IoT) e explosão informacional, tornou-se ainda mais crucial executar a gestão inteligente do dado, especialmente em casos de desastres ou perdas”, avaliou, acrescentado que a novidade fez todo o sentido para o canal.

Aliaga reiterou e afirmou que hoje a abordagem do canal é consultiva e não mais focada em apenas perguntas se a empresa tem backup. “Ampliamos o leque de oportunidades, transformando a venda em uma venda de negócios”, revelou.

*A jornalista viajou a Chicago (EUA) a convite da Veeam Software


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