Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Cisco promoverá oficinas criativas em tecnologia com Museu do Amanhã

Por

em Mercado

3 anos atrás

A Cisco está empenhada em seu compromisso de construir um legado tecnológico duradouro para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Dessa forma, a companhia estabeleceu parceria estratégia com o Museu do Amanhã, localizado às margens da Baía de Guanabara na capital carioca e em uma região histórica, para promover oficinas de criação para jovens.
O Laboratório de Atividades do Amanhã servirá de palco para as Oficinas Digitais Criativas, que terão como tema o desenvolvimento de soluções para internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). As atividades deverão começar em junho e aceitará jovens a partir de 14 anos. A companhia e o Museu vão trabalhar nos próximos dias na grade de conteúdo e, então, abrirão as inscrições. 
Os participantes receberão um kit de desenvolvimento com Raspberry Pi, computador do tamanho de um cartão de crédito que se conecta com diferentes dispositivos, para que eles possam desenvolver seus projetos de IoT. A Cisco e o Museu esperam que os resultados sejam plataformas incubadoras de soluções urbanas, como um sensor que monitore temperatura e umidade e pode ser conectado à jardins públicos.
Gabriel Barros, gerente de Parcerias do Programa de Legado da Cisco, explica que a parceria é parte de um projeto ainda maior para desenvolvimento de um legado na região do Porto Maravilha, área portuário do Rio que está em fase de revitalização urbana.
“Estamos implementando uma plataforma tecnológica para possibilitar que a cidade teste e adote serviços urbanos inteligentes. Dentro dessa estratégia estão as oficinas criativas do Museu do Amanhã”, resume. Segundo ele, ainda a ideia é que os jovens possam de fato brincar com a tecnologias e criar soluções diferenciadas para transformar cidades em lugares inteligentes.
Para o Laboratório de Atividades do Amanhã, o Observatório do Amanhã e o Auditório do Museu, a Cisco fornecerá modernas tecnologias de colaboração, permitindo ao Museu conectar-se e colaborar com o mundo utilizando ferramentas de última geração. “Assim, vamos possibilitar que três ambientes se conectem com outras localidades para ter acesso à uma comunidade global de inovação”, detalha.
 
O Laboratório de Atividades do Amanhã é um espaço dedicado à inovação e à experimentação com dois focos principais de atuação: efeitos e resultados das tecnologias exponenciais como inteligência artificial, IoT, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia e o futuro de temas como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. Já o Observatório do Amanhã funciona como um radar do Museu, que captura e transmite informações geradas a partir de diferentes centros de conhecimento nas áreas de ciência, cultura e tecnologia. 

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail