x

Libbs Farmacêutica participa de programa de sustentabilidade da Furukawa

Por Pimenta Comunicação , Isabela Rodrigues

em Governança

17 out 2017 3 meses atrás

Crescer de maneira sustentável, levando em conta a preservação do meio ambiente, tem sido um ponto importante da política da Libbs Farmacêutica, empresa 100% brasileira que, há 59 anos, contribui para a inovação e o avanço desse setor no país. Com esse foco, a Libbs aderiu ao Programa Green IT da Furukawa, que tem o objetivo de dar tratamento adequado – e sustentável – aos resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado, racionalizando a utilização de recursos não-renováveis e evitando a liberação de materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente.

“Trata-se de um programa que se enquadra perfeitamente em nossa política de sustentabilidade, que tem como um dos itens principais a questão da gestão consciente dos resíduos gerados em nossas atividades”, afirma Audrey Lima, do setor de Meio Ambiente da Libbs Farmacêutica. “Como empresa certificada pela ISO 14001, temos trabalhado fortemente os aspectos relacionados à logística reversa e ao ciclo de vida de materiais”, acrescenta.

O Programa Green IT consiste na permuta de sobras de cabos eletrônicos e de energia (de qualquer fabricante) por cabos novos da marca Furukawa. As empresas que aderem ao programa recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde (no valor do peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos Furukawa, em qualquer distribuidor autorizado da marca no Brasil. Além disso, recebe um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. O material substituído nas instalações da empresa participante recebe tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima.

Na Libbs Farmacêutica, foi possível reciclar um total de 1.167 kg de materiais de rede estruturada – provenientes de obras e reformas realizadas nas instalações da empresa. Isso evitou que 584 kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais, permitiu reduzir a extração de 110,86 toneladas de minério de cobre e, ainda, reduzir o consumo de 11.157 kWh de energia (suficiente para abastecer 74 residências durante um mês).

“Além desses benefícios ao meio ambiente, o programa ainda proporcionou à Libbs economia na compra de novos cabos e materiais de rede Furukawa, graças à recompensa do cheque verde”, conclui Audrey.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar