x

Publicidade

Prepare-se para uma reorganização digital dos negócios em 2016

Por Redação

em Mercado

14 mar 2016 2 anos atrás

O crescimento exponencial do tamanho das equipes digitais chegou ao platô. De acordo com a Forrester, à medida que equipes de linha de negócios ficam com a execução de projetos digitais e as equipes de gestão de TI se responsabilizam pela parte de desenvolvimento, o papel das equipes digitais passa por uma transformação.
A demanda por habilidades como analytics, experiência do usuário e gestão de produtos aumenta ao passo que as equipes digitais se tornam cada vez mais importantes na transformação de negócios.
O que o futuro reserva para esse segmento dentro das empresas? Como elas deverão se reorganizar? Na visão da Forrester, estes são os principais acontecimentos para o ano:
Número de funcionários por equipe estabiliza à medida que modelo operacional muda
O crescimento das equipes digitais chegam ao ápice e começa a declinar, com os times compostos por cerca de 94 pessoas – menos que a média de 95 indivíduos para 2014 e 103 para 2013. Equipes digitais focam seus recursos em estratégias e governança, deixando a execução para as equipes operacionais.

Habilidades técnicas não são mais as maiores dores de cabeça
Elas ainda são difíceis de serem encontradas, mas papéis como analytics e gestão de produtos são cada vez mais vitais – e recursos ainda mais difíceis de se conseguir. Como as equipes digitais passam a desempenhar um papel muito mais estratégico do que operacional e de execução, esse modelo de atuação exige habilidades mais estratégicas e consultivas do que operacionais e técnicas.
Repaginada profunda
A constante obsessão por levar o cliente ao centro do negócio e a busca por melhor colaboração irá criar a necessidade de uma profunda reorganização que desafia estruturas de produto e canal tradicionais. As equipes digitais irão iniciar essas discussões em suas empresas durante o ano de 2016.
Ainda de acordo com a Forrester, as equipes digitais estão sob constante pressão, afinal digital passou a ser parte das pautas discutidas em reuniões e há transformações digitais ocorrendo em toda parte da empresa nesse sentido. O velho modo de trabalho está sendo desafiado e é preciso estar preparado para isso.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar