Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Sonda lança modelo consultivo para ajudar instituições financeiras na jornada digital

Por DANI PORTELA da SONDA

em Produtos e Serviços

6 dias atrás

Serão cinco frentes de atuação: Experiência do Usuário, Analytics, Transformação Digital, Segurança Digital e Full Outsourcing

A Sonda, companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, apresenta seu modelo consultivo que apoia as organizações na jornada de transformação. O processo ocorre a partir de uma análise das necessidades das operações, ou seja, nos Gaps de Crescimento Exponencial, levando em consideração cinco frentes de atuação: Experiência do Usuário, Analytics, Transformação Digital, Segurança Digital e Full Outsourcing.

“A partir dos olhos do cliente e das suas necessidades, vamos propor soluções que atendam às lacunas que impulsionarão o processo de transição das instituições financeiras rumo à inovação e à redução de custos. Nosso modelo consultivo prevê analisar as dores do cliente e propor um trabalho de construção da sua jornada por meio de fases que trilham o caminho da transformação digital das organizações”, comenta Affonso Nina, CEO da Sonda do Brasil.

Na frente denominada Experiência do Usuário, a aplicação do crescimento exponencial se baseia na criação das agências do futuro, que aumentam a mobilidade e reinventam os espaços físicos, tornando-os mais eficientes, assim como na adoção do conceito de omnichannel.

Faz parte da proposta de inovação o anúncio da estratégia para o Open Banking. Para a iniciativa dos bancos de criarem suas próprias interfaces de programação de aplicações (APIs) para expandirem seus serviços aos usuários, criando novos modelos de negócios e, consequentemente, de colaboração, a Sonda desenvolveu um processo que apoia a definição e a implementação dessa complexa estratégia digital. A oferta vai do desenho da aplicação das API´s, passando pela operacionalização da estratégia até a sua manutenção. A missão é apoiar as instituições para que não percam receita com a concorrência dos novos prestadores de serviço e ampliem seu capital com este novo modelo de negócio.

Para a frente de Analytics & Big Data, a proposta envolve prevenção e detecção de crimes financeiros, relatórios de transações, resiliência operacional e gestão e governança dos dados, tudo através da combinação de Inteligência Artificial e da análise de informações.

No desenho da Transformação Digital, de acordo com a análise dos Gaps de Crescimento Exponencial, a aplicação de soluções de conectividade e de mobilidade auxiliarão na implementação e no gerenciamento de todo o ecossistema necessário para a virada de chave do processo analógico para o digital.

Nesta linha está a automação com o uso de robôs, o chamado RPA (Robotic Process Automation). A estratégia da SONDA é aplicar esse processo nas frentes de serviços compartilhados dos bancos visando a redução de custos e o aumento da produtividade, assim como no setor de crédito das instituições. Neste caso, a robótica irá acelerar a concessão de crédito e de análise, que hoje dependem de um processo manual, dispendendo tempo e custo para realizar a operação.

Na mesma proporção da transformação ocorrida nas operações, a Sonda traz seu portfólio de Segurança Digital para suportar os novos modelos de negócios, garantindo que o volume de dados trafegados não estejam vulneráveis ao vazamento de informações sigilosas.

Além do suporte à inovação para que as instituições criem novas formas de se relacionar com seu público, a Sonda também prevê para sua oferta ao setor financeiro a terceirização de processos internos por meio da proposta de Full Outsourcing. A integradora propõe modelos que envolvem dispositivos com camadas de serviços, assim como o suporte às operações e terceirização de impressão, priorizando a redução de custos operacional.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail