Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Startup brasileira desmistifica ensino de Ciências em salas de aula

Por Renata Bosco da Allameda.com

em Produtos e Serviços

1 mês atrás

Produtos são voltados à inovação do ensino de Ciência da Natureza e simplificam e facilitam o aprendizado de crianças e jovens em diversas disciplinas

A startup Capiche Education acaba de chegar ao mercado brasileiro com uma série de soluções inéditas para o Ensino Fundamental com conteúdos didáticos 100% alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2017 pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura),

Os produtos são voltados à inovação do ensino de Ciência da Natureza e simplificam e facilitam o aprendizado de crianças e jovens nas disciplinas de Saúde, Biologia, Zoologia, Energia, Física, Química, Anatomia, Universo e Meio Ambiente.

“Todos nós já tivemos aulas de Ciências na escola, mas lembramos pouco do que nos foi ensinado através de livros e exercícios em cadernos e no quadro negro”, afirma André Araújo, CEO da Capiche Education. “Queremos desmistificar a forma como a teoria vem sendo utilizada para o aprendizado nos campos da Ciência, saindo da abstração e partindo para o estudo de conceitos na prática, com temas que despertam o interesse dos alunos e discussões relevantes em salas de aula.”

José Luis Motta, também CEO da Capiche Education, explica que, hoje, para atender à nova Base Nacional Curricular, as escolas contam com opções nem sempre atrativas para o ensino de Ciências, como livros e apostilas que apresentam conceitos de difícil compreensão. Se quiserem deixar as aulas mais interessantes, os próprios professores precisam desenvolver experimentos – e, quando as instituições de ensino desejam adquirir equipamentos, acabam comprando dos Estados Unidos e de países europeus. Os preços são exorbitantes e podem custar até cem vezes mais caro que as soluções que a Capiche está começando a introduzir no Brasil.

Linha Capiche

A startup tem em seu rol de soluções, laboratórios de Ciências e kits didáticos com opções para quatro níveis de currículos. Os produtos trazem metodologias e módulos distintos para professores e alunos, com gradações de nível que vão desde o Iniciante até o Avançado.

De acordo com Motta, além da inovação, que promove uma nova forma de aprendizado com teoria e atividades práticas, atraentes e alinhadas aos conteúdos educacionais, outro diferencial dos produtos é o baixo custo – apesar de todos os kits e componentes serem desenvolvidos com materiais de alta qualidade e compatíveis com normas internacionais de segurança. Os kits atendem até quatro alunos e a durabilidade média estimada é de cinco anos. As soluções incluem ainda manuais e vídeos explicativos nas edições Professor e Aluno – e o treinamento e a capacitação dos educadores e multiplicadores de conhecimento é fácil e rápida, reduzindo drasticamente a demanda por suporte e envolvimento no momento da implantação.

Comercialização

A linha Capiche, já disponível no Brasil, pode ser adquirida via kits didáticos, trazendo excelente custo-benefício para as instituições de ensino e garantindo a escalabilidade do produto com alto grau de aderência às demandas específicas de cada região/escola.

Em uma primeira etapa, a startup disponibilizará kits para disciplinas do 6º ao 9º ano, com temas que tratam de Sistema Solar, Solo como Habitat, Unidades de Germinação, Modelos de DNA, Corpo e Saúde, Química, Física e Ciëncias Fundamental e Energia Renovável, entre outros, passando posteriormente a viabilizar a nível nacional novos kits para atender a todos os anos do Ensino Fundamental.

“Estamos muito alinhados ao mundo do ensino científico na prática e é nosso sonho tornar o conhecimento acessível a jovens e crianças, sem complexidades didáticas desnecessárias”, afirma André Araújo. “A Capiche Education nasce com esse desejo em seu DNA, buscando atuar, através de nossos produtos, como facilitadora do engajamento escolar dos alunos – com compreensão de teoria em termos práticos para plena retenção de conhecimento. É a nossa missão.”


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail