Home > Notícias

Ministério começa campanha para desligamento de TV analógica de 97 municípios

08/08/2016 às 11h06

Ministério começa campanha para desligamento de TV analógica de 97 municípios
Foto:

Os moradores de 97 municípios brasileiros que vão ter o sinal da TV analógica desligado em 26 de julho de 2017 já começaram a ser avisados sobre a transição para o sistema digital. A campanha de alerta inclui as capitais Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), além de outras 93 cidades situadas no entorno.

A implantação do sistema de TV digital no País foi iniciada em março deste ano, em cidades de Goiás e no Distrito Federal.

A campanha de desligamento da TV analógica é obrigatória e começa um ano antes da implantação do sistema digital em cada município. No período, quem assiste à televisão aberta pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima.

A campanha do desligamento está sendo conduzida pela "Seja Digital" (EAD – Associação Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a EAD oferece suporte didático, desenvolve campanhas de comunicação e de mobilização social e distribui kits com conversores digitais e antenas para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

Em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento, o cidadão poderá obter informações em uma página da Seja Digital na internet (www.sejadigital.com.br) ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico, pelo número 147.

Cronograma
A implantação do sistema de TV digital no Brasil teve início em março deste ano pelo município goiano de Rio Verde, sede do teste-piloto do desligamento. De acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), até 2018 o sinal da TV analógica será desligado em todas as capitais, regiões metropolitanas e cidades em que seja necessário liberar a faixa de 700 MHz. Essa faixa de frequência será usada pelas operadoras de telefonia para expandir o serviço de quarta geração da telefonia móvel, o 4G.

*Com informações do MCTIC

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail