Home > Notícias

No próximo domingo, 29/5, celulares de seis estados e do Distrito Federal recebem nono dígito

24/05/2016 às 15h17

No próximo domingo
Foto:

No próximo domingo, 29/5, celulares de seis estados e do Distrito Federal receberão o nono dígito. De acordo com a Anatel, até 7 de junho de 2016, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários.
Dessa forma, o 9 antes do número telefônico deverá ser adicionado aos celulares dos DDDs: 61 (no Distrito Federal), 62 e 64 (estado de Goiás), 63 (estado do Tocantins), 65 e 66 (estado do Mato Grosso), 67 (estado do Mato Grosso do Sul), 68 (estado do Acre) e 69 (estado de Rondônia).
A medida tem entre como principais objetivos aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços. Os planos de numeração dos serviços de telefonia fixa não sofrerão alterações, permanecendo com códigos de acesso com oito dígitos.
O nono dígito já foi implementado em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe. E ainda será implantado na região Sul nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no dia 6 de novembro de 2016.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Anatel

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail