Home > Colunas

O desafio de potencializar a transformação digital nas organizações

É essencial difundir uma mentalidade disruptiva nas empresas em um cenário brasileiro onde a transformação digital permanece em estágio inicial

Guilherme Tavares*

30/03/2019 às 9h44

Foto: Shutterstock

Ainda dentro dessa discussão sobre mudança de mentalidade, o Grupo Capgemini analisou dois segmentos, financeiro e varejo, e trouxe dados importantes para entender como o meio digital está se comportando em outras áreas.

Sobre as tecnologias digitais, 46% das empresas de varejo veem que elas conseguirão transformar as maneiras de fazer negócio, ao passo que 36% possuem um planejamento detalhado de como conquistar isso – ou seja, ainda um baixo índice.

Já no setor financeiro, por exemplo, o número é levemente mais positivo. 53% das empresas entrevistadas pelo Capgemini já possuem uma estratégia de transformação digital.

Em outras palavras: sim, já demos os passos iniciais para o movimento da transformação digital em setores importantes do mercado, mas esta caminhada ainda está em fase de maturação.

Possíveis rotas da efetiva Transformação Digital

Quando pensamos em transformação digital efetiva, alguns pontos essenciais devem ser levados em consideração:

• Planejamento digital – O processo de introduzir a mentalidade digital nas corporações é complexo. Para que seja feito com menor quantidade de empecilhos, planeje. Defina as principais estratégias que serão utilizadas por sua empresa e coloque-as em prática através de um planejamento bem estruturado.

• Análise empresarial – Encontre os pontos fortes e fracos da instituição, entendendo seu alcance digital. É importante entender as demandas do seu mercado de atuação, bem como, as necessidades de seus clientes. Analise as competências digitais de sua empresa e veja o que é possível aprimorar para proporcionar resultados cada vez mais superiores. Para este processo – tanto de compreensão interna, quanto do ambiente externo – soluções de Business Intelligence são capazes de fornecer uma ampla base de conhecimento, transformando dados brutos em informações relevantes para uma efetiva transformação digital dos negócios.

• Formas de execução – Outro ponto necessário é saber como colocar em prática as estratégias previamente levantadas. Aqui entra a estruturação de áreas, designação de responsabilidades e a criação de workflows para os processos de inovação previamente desenhados nas etapas de planejamento.

• Marketing & Customer Success – As áreas de comunicação também funcionam como grandes aliadas destes processos de inovação. Por meio de um trabalho multidisciplinar com profissionais de marketing, é possível estruturar uma mentalidade de Customer Success, buscando informações e tendências de consumo para desenhar a criação de novos produtos, soluções e estratégias de crescimento.

O futuro, na verdade, é agora

Por fim, vemos que muito se fala sobre um futuro de inovações disruptivas, sendo que, na verdade, esta realidade já se faz presente.

Apenas para termos uma ideia, a Internet da Coisas (IoT), um dos grandes pilares da transformação digital, já é uma realidade é deve se fazer ainda mais forte em um curto prazo. De acordo com um levantamento feito pelo Business Insider, a previsão é de que no ano que vem, mais de 5 milhões de organizações já tenham aparelhos conectados ao IoT.

As plataformas de Business Intelligence, também pilares da Transformação Digital, do mesmo modo, continuarão se fortalecendo. Segundo um estudo feito pelo Gartner, softwares de BI e Analytics concentrarão uma receita global de US$ 22,8 bilhões no ano de 2020. Das áreas financeiras e comerciais até departamentos estratégicos, de Recursos Humanos e Marketing, tais soluções são capazes de oferecer um aparato informacional completo que, como vimos, pode ser decisivo para a própria implementação de uma nova mentalidade nas empresas brasileiras.

Logo, a transformação digital não deve ser vista como algo para amanhã, mas sim, como um movimento que já está batendo na porta de sua companhia e que, caso tua organização não fique atenta, poderá perder o rumo dentro deste novo ambiente de negócios dinâmico e desafiador.

*Guilherme Tavares é CEO na Toccato Service

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail