Home > Notícias

O papel das empresas na educação continuada dos colaboradores

Assunto foi debatido do Fórum do Movimento Brasil Digital, que aconteceu no dia 21 de novembro no Cubo Itaú.

Ana Gabriela De Callis

22/11/2019 às 16h46

Foto: Adobe Stock

Educar para a sociedade 5.0 é um pilar importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Os executivos Luiz Sérgio Vieira, da EY, Ana Paula Assis, da IBM, Tânia Cosentino, da Microsoft e Gustavo Gennari, da Fiap, discutiram o assunto da educação no Fórum Brasil Digital, evento do Movimento Brasil Digital que foi promovido na última quinta feira (21/11) em São Paulo.

Gustavo é fundador e presidente da FIAP e pontuou que os números sobre educação precisam chegar a mais pessoas. "O Brasil ficou em 63º em educação entre 70 nações, ninguém chorou por isso. Agora quando lembramos das últimas duas copas do mundo, onde o Brasil ficou em 4º e 6º lugar respectivamente, a tristeza tomou conta de toda a população." É por essas realidades que é preciso dar luz a esses números para que a população tenha alguma ação. "É preciso ser uma nação apaixonada por educação também" finalizou Gustavo.

Hoje os Soft Skills são na realidade Power Skills,  habilidades para pessoas, empresas e nações, e é isso que garante o sucesso para o amanhã "pós transformação digital".

Ana Paula, General Manager da IBM Brasil, entende que as empresas têm cada vez mais a responsabilidade de impactar a sociedade, e que a educação é vital em um mundo que muda tão rápido. "A realidade daqui pra frente é ser resiliente e ter a capacidade de se reinventar, sempre enxergando isso como aprimoramento." Para ela o aprendizado contínuo é importante para quem está entrando no mercado e para quem já está inserido nele.

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, acredita que é preciso gerar senso de urgência para que seja possível sair do sonho e ir para a ação, e que o desenvolvimento econômico do  país depende da tecnologia. "Hoje a Microsoft busca um profissional que tenha adaptabilidade, capacidade de colaboração, comunicação e pensamento crítico, skills que hoje não são desenvolvidas na escola".

Para que os colaboradores tenham um aprendizado constante é papel das empresas entregar um treinamento que seja diverso e inclusivo. A tecnologia permite que todos tenham acesso a tudo, e é ai que mora a inovação.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail