Home > Notícias

Os 7 tipos de líderes que sua empresa precisa ter

Para Leandro Moreira, especialista em gestão de pessoas e liderança corporativa, existem ao menos sete tipos de liderança.

Redação

06/09/2019 às 14h53

Foto:

O papel do líder, dentro da empresa, mudou consideravelmente o longo dos últimos anos. Desde aquele perfil de "dar ordens", hoje temos muito mais um trabalho em conjunto e mais integração com o time.

A pesquisa 'Carreira dos Sonhos' do Grupo Cia de Talentos revela que o desentendimento entre indivíduos e instituições ainda é grande. Isso gera, entre outros, desconfiança e pouco resultado.

Para Leandro Moreira, especialista em gestão de pessoas e liderança corporativa, existem ao menos sete tipos de liderança.

O especialista, também autor do livro "Seja um Líder de Heróis", relata que todas as qualidades destes líderes são importantes, mas que é possível escolher e apostar nestes perfis de acordo com o essencial para o padrão corporativo.

Segundo Moreira, estes são os sete perfis de líderes mais importantes para se ter na empresa.

1 - O professor

Esse perfil se destaca pela educação diferenciada e habilidade para lidar com futuros integrantes da equipe, além da capacidade de entender os públicos interno e externo da empresa.

Ele tem que ser firme e responsável nas decisões, e motivar todos ao seu redor para que não caiam no comodismo, além de adotar uma postura firme e responsável.

O 'professor' tem que ter uma compreensão dos pontos fortes e fracos de cada um do seu time, para elevar as qualidades individuais”, explica.

2 - O apaixonado

Esse líder é aquele que sempre faz mais do que esperam dele e “veste a camisa” da empresa. Investe no relacionamento interpessoal, para melhor exercitar habilidades como o autodomínio, o autoconhecimento e a automotivação.

O relacionamento interpessoal é de extrema importância, pois reflete diretamente na produtividade
dos liderados, que se inspiram pelo exemplo. É aquele que melhor expressa a visão da empresa de maneira clara e direta, com cordialidade e senso de ética muito forte”, comenta Moreira.

3 - O experiente

A principal característica do experiente é ter a sabedoria para trazer equilíbrio entre razão e emoção, em momentos de decisões e conflitos.

Moreira explica que esse perfil de líder valoriza os relacionamentos interpessoais e está sempre disposto a ajudar quem deseja melhorar e vencer seus desafios.

Uma das suas habilidades mais importantes é o poder de contar histórias, o famoso “storytelling”, e saber instruir com eficiência novos colaboradores.

4 - O defensor

Toda equipe precisa ter um plano de defesa caso algo dê errado, alguém que saiba como agir e tenha recursos, preparo e habilidades para perceber possíveis armadilhas e saber sair delas depois de ter entrado. Esse é o perfil defensor.

"No ciclo de uma liderança, é muito raro que haja estabilidade, por isso um líder que tenha o pé no chão, senso crítico e preparo técnico é essencial", explica Moreira.

5 - O Inspirador

É aquele que tem o poder de motivar a equipe, sendo capaz de transformar qualquer adversidade em superação. Através da inspiração, é capaz de gerar resultados e satisfação.

"Cada time deve respeitar e valorizar as virtudes de cada indivíduo, por isso um líder inspirador utiliza do exemplo para atingir a todos. Ele é exemplo de conduta dentro da empresa e transmite isso pelo entusiasmo e pelos valores, desde questões como respeitar os horários e os colegas até seguir as regras da empresa”, explica.

Esse líder deve estar sempre disponível, engajado e ter atitude positiva. Assim, ele encanta a equipe, que por sua vez encanta o cliente.

6 - O Gestor

É o especialista em gerenciar informações relevantes e criar planos de ações para atingir a máxima performance da equipe. Moreira conta que esse líder tem que ser ágil, centrado, objetivo e entusiasmado quando se trata de inovar, além de ser um bom estrategista.

Por meio das qualidades de gestão, cria as melhores estratégias, que beneficiam todo o time. Muitos líderes, por terem perfis dominantes, são impacientes, o que é um erro muito comum, e prejudica a equipe. Outros falham por não saberem usar, métricas, informações, relatórios, controle, sistemas ao favor da equipe. Uma boa gestão significa resultados atingidos, e o gestor sabe disso.

7 - O visionário

O lema desse líder é: o propósito é maior do que a proposta.

Para entender a convicção de um propósito, é preciso amar e ter paixão por aquilo que faz, e ninguém é melhor nisso que o visionário. Seu comprometimento com a empresa motiva a equipe, pois a vontade de querer sempre mais é capaz de fazer a equipe ficar acelerada, disposta, capaz de render mais e de maneira mais leve.

"Esse líder é aquele que não cansa nunca, se supera, e, como consequência, eleva a moral de todos em seu redor", avalia Moreira.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail