Home > Notícias

Pesquisa aponta crescimento na demanda por desenvolvedores

11/06/2015 às 17h28

Pesquisa aponta crescimento na demanda por desenvolvedores
Foto:

Uma pesquisa realizada pela Conquest One aponta um aumento na demanda por profissionais de desenvolvimento em TI. As tecnologias Microsoft Dot.Net, Oracle PL-SQL e Java são as mais requisitadas, representando o total de 28% - sendo 11%, 12% e 5% das vagas respectivamente.

A consultoria especializada em outsourcing e staffing analisou as oportunidades do mercado de Tecnologia da Informação em 2014 e prevê um crescimento das oportunidades para o cargo durante os próximos dois anos.

Outra área de atuação que também teve procura foi a de infraestrutura, que inclui os analistas de Suporte (11%), administradores de redes (6%), consultores Windows (6%) e DBA (5%). Das vagas contabilizadas pelo levantamento, a área de desenvolvimento demandou 41% profissionais e a de infraestrutura 37%.

De acordo com Marcelo Vianna da Silveira, sócio-diretor da Conquest One, esse movimento se deve pela tendência das empresas de migrarem suas infraestruturas para a nuvem.
Em 2014, os setores de construção (18%), tecnologia (16%), farmacêutico (9,5%), varejo (8%), processamento de cartões (8%) e indústria (7%) demandaram mais profissionais de TI, atrás de setores de seguros, saúde e serviços, com uma média de 6%, cada.  

Para o primeiro trimestre de 2015, a demanda não mudou muito: o aumento na demanda por profissionais de TI se manteve nos setores de construção (20%), tecnologia (19%), farmacêutico (15%), e as áreas de processamento de cartões (10%), saúde (8%), varejo (8%) e serviços (5%) também se destacaram. 

Para Antonio Loureiro, presidente da Conquest One, a expectativa é que o cenário sofra uma transformação, com o setor financeiro, especialmente bancos, exigindo profissionais capacitados para atuar em áreas como mobilidade e segurança. A expectativa da companhia é que em 2015 o número de vagas preenchidas tenha aumento de 15%.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail