Home > Notícias

Prefeitura de Trindade regulariza contas com software de gestão

09/10/2014 às 15h12

Prefeitura de Trindade regulariza contas com software de gestão
Foto:

A Prefeitura de Trindade, em Goiás, recorreu à tecnologia da informação para resolver problemas financeiros e de contabilidade. O município, que fica na região metropolitana de Goiânia, estava com a folha de pagamento e a prestação de contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) atrasados. Para solucionar o problema, a prefeitura implementou os módulos financeiro e contabilidade da Prodata, fornecedora de software. 

Para encontrar a solução mais adequada às necessidades da prefeitura, foi realizado um processo licitatório. Segundo o gestor do Instituto de Previdência da cidade, Argheu Alves Borges, a Prodata, que saiu vencedora do processo, foi a que mais se encaixou no projeto, por fornecer produtos inovadores e por ter sua sede em Goiânia, o que facilita o suporte dos programas contratados. 

O sistema financeiro da Prodata é composto por quatro módulos: contabilidade, arrecadação, financeiro e orçamento. Destes, o primeiro implantado em Trindade foi o módulo de contabilidade. Desde 2013, o município não enviava ao Tribunal de Contas do Município (TCM-GO) os relatórios de prestação de contas. Esse módulo permite ao administrador público o acesso e a exploração das informações de forma ágil, com a obtenção de pareceres completos e detalhados. Além disso, o programa está em linha com as normas do TCM o que facilita a construção de relatórios e balancetes. 

Outro módulo implantado para resolver as pendências da Prefeitura foi o financeiro, que dez dias depois da adoção permitiu o saldo imediato da folha de pagamento dos servidores públicos que estava atrasada, além de controlar a movimentação financeira do município ou órgão. 

Trindade receberá em breve a implantação dos módulos arrecadação e saúde. O município acredita que o processo de informatização de prefeituras/órgãos por meio do sistema de gestão gera credibilidade e fortalece o processo de transparência. Além disso, favorece o controle e a gestão financeira municipal. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail