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Qual é o seu diferencial? Confira dicas para aumentar a competitividade

Guilherme Borini

13/07/2017 às 8h53

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A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado potencial, de acordo com seus objetivos estratégicos, para a qual é operacionalizada.

Para uma organização obter sucesso e resultados satisfatórios do ponto de vista econômico, suas ações precisam estar alinhadas com estratégias de competitividade que sejam eficientes. Afinal, aumentar a competividade empresarial pode ser a chave do sucesso nos negócios.

Pensem comigo. O que faz com que duas organizações concorrentes do mesmo setor tenham resultados diferentes, no que refere-se à inovação e à evolução no mercado? Na verdade, há empresas que são capazes de criar constantemente novos produtos, de conquistar novos mercados e continuar a crescer. Listei abaixo alguns pontos/questionamentos para que possamos refletir e sanar quando o assunto é Go to Market – Aumente sua Competitividade:

  • Preço: a sua empresa fornece os mesmos produtos que a concorrência a um valor inferior?
  • Novidade: os produtos e serviços da sua empresa satisfazem um conjunto novo de necessidades dos clientes?
  • Performance: a sua empresa melhora significativamente produtos e serviços já existentes?
  • Conveniência: a sua empresa torna as coisas mais convenientes ou fáceis de usar?
  • Customização: os produtos e serviços da empresa atendem às necessidades específicas de clientes individuais ou segmentos de clientes?
  • Design: os produtos/serviços da empresa possuem um design superior?
  • Marca/Status: os produtos/serviços da empresa tem uma marca mais reconhecida pelos consumidores?
  • Redução de custos: os produtos e serviços da empresa ajudam os clientes a reduzir os custos?
  • Redução de riscos: os produtos/serviços da empresa ajudam os clientes a reduzirem os riscos ao utilizar produtos/serviços semelhantes?
  • Acessibilidade: a sua empresa torna produtos/serviços disponíveis para clientes que anteriormente não tinham acesso?
  • Know-how específico: a sua empresa faz algo que exige um conhecimento específico que só ela tem?
  • Processos: a sua empresa tem algum processo em sua cadeia produtiva, ou na forma de atender o seu cliente, que gere benefícios de agilidade/redução de custo/melhoria da qualidade e impactem diretamente na solução que você entrega para o seu cliente final?
  • Modelo de negócios: Você possui diferenciais claros, que seus concorrentes não têm e que são percebidos pelo cliente ao comprar a sua solução em:
    • Sua proposta de valor?
    • Sua forma de relacionamento com os clientes?
    • Sua estrutura de custos?
    • Seu modelo de cobrança/receita?
    • Os canais pelos quais você entrega a sua solução?
    • Parceiros chave que complementam a sua solução?
    • Recursos diferenciados que você utiliza para produzir a sua solução?

Alcançar resultados diferentes daqueles já atingidos, aumentar a produtividade e atrair novos clientes em um mercado saturado são conquistas que não podem ser alcançadas por meio de uma receita pronta. Porém, algumas dicas, oxigenar novos conceitos e trocar experiencias podem ajudar sua empresa a aumentar sua receita e competitividade.

*Rodrigo Peter Schilling é fundador e CEO da Effortt Brasil

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