Home > Notícias

Quase 20% das PMEs ainda usam XP

24/06/2014 às 10h40

Quase 20% das PMEs ainda usam XP
Foto:

Entre as pequenas e médias empresas do Brasil, Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Espanha, 18% ainda usam o Windows XP - versão do sistema operacional da Microsoft que não possui mais suporte para brechas de segurança desde abril. O levantamento foi conduzido pelo fornecedor de software antivírus Bitdefender com mais de 5 mil organizações nesses países.

O uso do Windows XP coloca companhias em risco, pois cibercriminosos buscam se aproveitar de vulnerabilidades do sistema para ataques direcionados, com vistas ao roubo de informações, entre outros.

Durante o período de três meses em que durou o estudo, a empresa mais visada por hackers, na área pesquisada pela Bitdefender, foi uma agência de marketing na web, que teve de lidar com quase 800 milhões de ataques de malware. Outras PMEs do mundo físico foram alvo de milhões de ataques simultâneos, como uma empresa de metalurgia nos EUA, uma firma de serviços de logística no Reino Unido, uma faculdade de arquitetura na Espanha, uma empresa de varejo irlandês e uma quitanda na Austrália.

Entre as que migraram o sistema operacional, 53,4% escolheram o WIndows 7 Professional. Uma pequena porcentagem usa outras versões do Windows, como 7 Home Premium, 7 Ultimate e Windows 8.1 Pro, enquanto alguns também instalaram produtos de servidores dedicados.

O levantamento mostrou também que 37% dos funcionários dessas companhias trabalham remotamente e com BYOD. 17% das pequenas e médias empresas permitem que os dispositivos móveis de propriedade do funcionário tenham pleno acesso à rede privada virtual (VPN).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail