Home > Notícias

Raspberry Pi ganha suporte comercial em Linux da Suse

Objetivo é auxiliar organizações que utilizem a plataforma para monitorar soluções em operações industriais

02/05/2018 às 17h55

Foto:

De agora em diante, usuários do computador em placa única (SBC), Raspberry Pi, podem contar com o suporte comercial da SUSE, com o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) for ARM. O SLES for ARM é a primeira distribuição Linux comercial de classe empresarial, disponibilizada para servidores baseados na arquitetura ARMv8-A de 64-bits.

Com oanúncio, a empresa demonstra seu compromisso em investir no desenvolvimento de softwares open source para arquitetura ARM, demonstrado desde 2016, quando a companhia apresentou o SLES for ARM pela primeira vez durante sua conferência anual, SUSECON. Desde então, uma versão foi disponibilizada para testes – o SLES for Raspberry Pi, sem custos e com um ano de pacotes do SUSE Enterprise Server para ARM.

Aprimoramentos na solução foram resultados da parceria com a fabricante ARM. O objetivo é auxiliar organizações que utilizem a plataforma Raspberry Pi para monitorar soluções em operações industriais, lojas e thinkclient. Também ajuda companhias com necessidade de suporte comercial em nível enterprise.

"O Raspberry Pi popularizou a arquitetura ARM em computadores embarcados, com baixo consumo elétrico e baixa geração de calor, possibilita a utilização deste microcomputador em várias áreas como: educacional, pesquisas, automação industrial e no varejo", comenta Aslan Carlos, Systems Engineer da SUSE. "Com um excelente conjunto de processador, memória e conexões, o Raspberry PI com SLES for ARM, traz total suporte, segurança e funcionalidade em qualquer aplicabilidade nos ambientes comerciais, indústrias, varejo, monitoramento e IoT".

Por ser pioneira no desenvolvimento de um sistema operacional compatível com o processador 64-bits do Raspberry Pi 3, a SUSE buscou maximizar a capacidade. Sua equipe de engenharia reduziu o tamanho da imagem entregue durante o SUSECON para aproximadamente 630mb.

Também passou a oferecer suporte para esta nova imagem do cartão Raspberry Pi SD como parte do SLES for ARM 12 SP3, incluindo correções e aprimoramentos da última versão do SUSE Linux Enterprise Server. A nova imagem ainda se concentra em fornecer infraestrutura de IoT, permitindo aos usuários do microcomputador ter acesso a todos os pacotes, incluindo o SDK e os códigos fonte.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail