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Relógios inteligentes criam oportunidades para os CIOs

04/03/2015 às 17h37

Relógios inteligentes criam oportunidades para os CIOs
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Companhias renomadas como a Salesforce já estão acelerando suas estratégias para relógios inteligentes. A fabricante já está desenvolvendo ferramentas para suportar um tipo de uso corporativo de dispositivos vestíveis, projetando um cenário em que os funcionários, muito em breve, estarão aptos a participar dos negócios a partir de seus smartwatches.

Para Lindsey Irvine, diretora global de parceiros e desenvolvimento de negócios da Salesforce, o ambiente corporativo está guiando os dispositivos vestíveis para dentro do universo do funcionário. A habilidade dos colaboradores de acessar dados de negócios por meio de óculos ou relógios inteligentes pode estimular uma maior eficiência, eliminando dispositivos volumosos e tornando mais fácil o acesso e o compartilhamento de informações.

O desafio agora, afirma Lindsey, é descobrir qual funcionalidade colocar no relógio e como ajustar informações importantes em uma tela tão pequena.

Exemplos

Três empresas se pronunciaram sobre a utilidade desses vestíveis no mundo corporativo. A Alpine Metrics LCC, empresa de software norte-americana, desenvolveu uma aplicação que permite aos profissionais de vendas verificarem tendências do mercado em seus relógios e ajustarem suas prioridades, caso estejam indo bem ou mal. Um exemplo de como o próprio empregado pode medir sua performance corporativa.

Já o CIO da Insight Enterprises, provedora de TI dos EUA, destaca que profissionais de vendas também podem enviar mensagens de voz diretamente ao CRM, quando há integração com o Salesforce, em vez de inserir dados manualmente por meio de um computador. No entanto, para o CIO, interoperabilidade e segurança são fatores primordiais a considerar na hora de escolher dispositivos vestíveis. Ele lembra que geralmente o sistema da Apple é tido como mais fechado em relação ao Android do Google, porém também é considerado mais seguro.

O diretor da Beagle Research, que faz análise de sistemas CRM, ressalta a utilização dos dispositivos pelos gerentes de vendas. De acordo com ele, esses profissionais podem usar o Salesforce em seus vestíveis para monitorar objetivos de performance ou estratégias de consumidores e programar o software para enviar alertas quando houver mudanças de status.

Desafios

Junto com todas as oportunidades que os vestíveis apresentam, os CIOs ainda têm uma infinidade desafios relacionados a operações e mudanças a considerar, como privacidade, segurança e comunicação entre dispositivos. Até o momento, não há padrões estabelecidos, dando ao mercado um ar de imaturidade, afirma Gowder, e os reais ganhos de inteligência sobre dados de CRM ainda podem levar um tempo. 
* Com informações do CIO Journal 

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