Home > Notícias

Rio Grande do Sul define projetos de TIC com Huawei e YOFC

12/08/2014 às 11h03

Rio Grande do Sul define projetos de TIC com Huawei e YOFC
Foto:

O Rio Grande do Sul receberá diversos projetos na área de TIC realizados em parceria com a empresa chinesa Huawei. Anunciadas na semana passada, as iniciativas serão aplicadas no centro de P&D que a companhia está instalando no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O acordo foi assinado pelo governador Tarso Genro e pelo Presidente da Huawei para a América do Sul Li Ke, o Badesul e a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). 

Os primeiros projetos a serem desenvolvidos no Tecnopuc serão realizados nas cidades digitais a partir da tecnologia e-LTE, e no desenvolvimento de aplicativos para a área de Governo eletrônico (e-Gov). A criação desses aplicativos visa ao aperfeiçoamento dos serviços públicos para os habitantes do estado através da automação dos processos, unindo a tecnologia da Huawei, pesquisadores da PUC e a experiência da Procergs, evidenciou o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse. 
Durante as reuniões, realizadas nos dias 7 e 8 de agosto, a delegação presente também discutiu o projeto de investimento com a empresa chinesa YOFC na área de fibra ótica, firmada carta de intenções entre a companhia e os representantes locais. A empresa discute com o município de Canoas a possibilidade de abrir instalações no Parque Canoas Inovação (PCI). As negociações com o Rio Grande do Sul se iniciaram durante a missão à China liderada pelo Governador do Tarso Genro em dezembro de 2014.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail