Home > Notícias

RNP e Ibict lançam chamada para projetos sobre acesso a dados de pesquisa

Guilherme Borini

17/03/2017 às 11h01

Foto:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) anunciaram em edital para financiar um grupo de pesquisa sobre acesso aberto a dados de pesquisa (AADP).

A chamada, voltada a grupos de pesquisa das áreas de Ciência da Informação e da Computação, vai disponibilizar até R$ 110 mil destinados à contratação de pessoal por um período de 12 meses.

O objetivo é contribuir para a criação de um Programa Nacional de Acesso Aberto a Dados de Pesquisa, uma iniciativa para promover e incentivar o compartilhamento de dados entre pesquisadores, conferindo maior eficiência na produção de conhecimento científico no Brasil.

Os selecionados formarão um grupo de trabalho que vai colaborar com a RNP e o Ibict no mapeamento de práticas de dados abertos para pesquisa já existentes, além de elaborar um portal web para reunir a comunidade nacional acadêmica em torno do assunto e desenvolver uma solução tecnológica que poderá ser o embrião de um futuro serviço de AADP.

Os interessados têm até 17 de abril para enviar as propostas para o e-mail gt-aadp@rnp.br com o assunto "GT AADP".

*Com informações do MCTIC

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail