Home > Notícias

Robô vai dividir palco com Andrea Bocelli em orquestra

Guilherme Borini

11/09/2017 às 11h12

Foto:

O tenor Andrea Bocelli terá uma companhia inusitada durante apresentação em Pisa, na Itália, nesta terça-feira (12/09). Um robô vai reger a orquestra ao lado de Bocelli, durante o Festival Internacional de Robótica.

Desenvolvido pela fornecedora de robôs industriais ABB, o YuMi tem dois braços articulados acoplados a um corpo metálico. Enquanto o robô dirige a orquestra, Bocelli cantará "La Donna è Mobile", uma ária da ópera "Rigoletto", de Giuseppe Verdi.

O maestro italiano Andrea Colombini, com quem YuMi ensaiou antes da apresentação, conta que o papel do regente é compartilhar uma visão de trabalho da música, definir um tom e moldar as diversas vozes dos músicas em uma única expressão a serviço do compositor.

Para cumprir tal função, YuMi foi treinado em duas fases. Na primeira, seguiu os movimentos de Colombini e registrou todas as nuances dos gestos, que foram transformados em linguagem de programação.Na segunda, o software da máquina foi aperfeiçoado para que seus movimentos estejam sincronizados com a música.

Para Colombini, os robôs podem servir como um ajudante, talvez para executar, na ausência do regente, o primeiro ensaio, antes do diretor aparecer para fazer os ajustes que resultem na interpretação material e artística da música.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail