Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


4 dicas eficazes para a segurança dos dados de sua empresa

Por Nuno Alves*

em Segurança

12 meses atrás

Aumenta preocupação com políticas e outras medidas para garantir a segurança no uso das ferramentas de trabalho pelos funcionários

Nas atribuições de um gestor de TI, a segurança da informação da companhia está entre as prioridades. Na mesma medida em que cresce o número de dispositivos na cadeia de acesso aos dados corporativos, aumenta também a preocupação com políticas e outras medidas para garantir a segurança no uso das ferramentas de trabalho pelos funcionários.

A mobilidade já é uma prática em muitas organizações, o que nos traz a necessidade de aprender a lidar com os benefícios dessa nova forma de trabalhar sem deixar que a segurança da informação seja comprometida. Em uma companhia que permite o acesso remoto dos dados corporativos, o maior desafio para as equipes de tecnologia não é deixar de diferenciar dispositivos da empresa dos pessoais, mas sim avaliar cada dispositivo e usuário.

Uma pesquisa da Citrix em seis países, entre eles o Brasil, identificou que um número crescente de jovens gostaria de trabalhar de forma remota e com tecnologias mais atuais. Com a entrada em vigor da nova legislação trabalhista ficou bem mais fácil atender esse desejo do colaborador que prefere, por exemplo, trabalhar remoto. A grande barreira, para as organizações, ainda é a segurança de dados.

Mas o que ainda uma grande maioria das organizações não sabe é que o mercado tem ferramentas tecnológicas capazes de reproduzir ambientes de trabalho que podem ser acessados fora do escritório e com a mesma segurança que o colaborador tem quando está presencial.

Soluções de virtualização, controladores de fornecimento de aplicativos e de gerenciamento de dispositivo móvel proporcionam uma ótima experiência para o usuário final e tendem a ocupar cada vez mais espaço na agenda dos gestores da Tecnologia da Informação.

Cito, a seguir, quatro dicas valiosas para ter menos dor de cabeça com vazamento de dados:

1 – Uma vez definidos os padrões de segurança para os acessos, bem como onde fisicamente estarão armazenados os dados, invista em uma infraestrutura de tecnologia que ofereça o monitoramento de ponta a ponta. Dessa forma, além do controle constante e completo, é possível agir de forma rápida e assertiva no caso de incidentes.

2 – Aposte em soluções de virtualização que permitam fazer um controle granular, ou seja, que contenham ferramentas de inteligência para permissões de acordo com o perfil do funcionário e com as políticas da empresa.

3 – Independente do dispositivo, o funcionário deve acessar suas ferramentas de trabalho da mesma maneira. Essa forma de trabalhar precisa ser fácil, intuitiva e, principalmente, não prejudicar a produtividade.

4 – Dissemine a cultura da segurança dentro na educação corporativa, introduzindo conceitos como trocar constantemente as senhas de todos os sistemas e ter cuidado ao conectar os dispositivos em redes abertas. Junto com outras áreas da companhia, aposte na conscientização dos funcionários para um ambiente seguro, estando o colaborador fisicamente dentro ou fora da companhia.

A informação corporativa pode estar em risco, sendo acessada a partir de qualquer laptop, telefone ou tablet deixado no escritório ou esquecido em uma cafeteria. Além disso, as ameaças cibernéticas estão cada vez mais sofisticadas e exigindo tecnologias robustas para garantir a segurança dos dados das empresas.

*Nuno Alves é engenheiro de Pré-vendas da Citrix Brasil


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail