Home > Notícias

Serviços de consultoria se destacam em tempos de múltiplas disrupções

Para Cisco, empresas precisam, mais do que nunca, de aconselhamento para seguir com suas jornadas de transformação

19/04/2018 às 8h34

Foto:

Internet das coisas (IoT), blockchain, inteligência artificial (AI), machine learning... são dezenas de disrupções acontecendo ao mesmo tempo, gerando expectativas e dúvidas. E é nesse cenário que despontam os serviços de consultoria. E eles nunca foram tão demandados. É o que garante Nirav Sheth, vice-presidente de Arquiteturas, Soluções e Engenharia de Global Partner Organization da Cisco.

Pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que os investimentos em serviços de TI foram de 7,6% da receita das empresas nos últimos três anos. O setor de serviços, considerando médias e grandes empresas, foi o que apresentou o maior aumento dos gastos com TI, com 11%.
Segundo o executivo, os desafios atuais são gigantescos e o ecossistema de parceiros é a forma de obter sucesso na jornada de transformação. “Na busca de clientes por melhores resultados, canais têm uma oportunidade de oferecer uma variedade de serviços”, comentou ele.

Uma das vertentes destacadas pelo executivo foi em serviços de cloud. “Percebemos que os parceiros mais rentáveis continuam a impulsionar cloud e serviços gerenciados. Identificamos que o canal que segue essa linha aumenta sua rentabilidade”, garantiu.

Faisal Bhutto, vice-presidente para Enterprise Networking, Cloud & Cybersecurity da Computex, concordou que nunca houve tantas oportunidades em serviços como hoje. “Clientes querem simplicidade. Não vi nos últimos 20 anos tantas tendências acontecendo ao mesmo tempo. E, com isso, as pessoas se perdem. Por isso, a consultoria ganhou destaque”, apontou. Com serviços gerenciados, prosseguiu Bhutto, é possível desenvolver clientes mais rapidamente. Afinal, simplicidade resulta em escala e um depende naturalmente do outro.

Já Grant Sainsbury, vice-presidente sênior de Solutions e CTO da Dimension Data, aponta que clientes querem fazer a conexão da demanda de negócios com o roadmap de inovação, o que amplia a necessidade por consultoria. “O mundo está mudando muito pautado em software e todas as demandas em rede estão em linha com isso. É um momento bastante animador para a área de serviços de consultoria”, finalizou.

*A jornalista viajou a Nassau, Bahamas, a convite da Cisco

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail