Home > Notícias

Seu smartphone poderá saber em breve se você está com depressão

Déborah Oliveira

17/07/2015 às 17h24

Seu smartphone poderá saber em breve se você está com depressão
Foto:

Um novo estudo publicado no Journal of Medical Internet Research por pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, detalha como GPS e sensores vão conseguir determinar se um usuário está exibindo sinais de depressão. O relatório detalhou que os pesquisadores foram capazes de usar dados do smartphones para determinar os sentimentos dos participantes do levantamento com a doença com 86,5% de precisão.

O estudo acompanhou 40 pessoas que usaram smartphones com sensores conectados a um aplicativo, chamado Purple Robot, que se descreve como uma "aplicação de detecção e de script que permite a criação de intervenções comportamentais e experiências sensíveis ao contexto".

No início do estudo, os participantes foram convidados a completar uma avaliação on-line com um questionário de dados demográficos e do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), medida comumente utilizada para identificar a gravidade do sintoma depressivo, que produz pontos que variam de zero a 27. Menos de cinco indica ausência de depressão, de 5-9 depressão leve, de 10-14 depressão moderada, de 15-19 moderadamente grave, e mais de 20 configura-se como depressão grave.

A partir daí,  os investigadores analisaram os dados, acompanhando quantas vezes os usuários usavam seus telefones, quantas vezes eles saiam de casa, e a frequência de desvio da rotina diária. Eles descobriram, sem surpresa, que os usuários "com sintomas depressivos tendem a se mover menos”.

O estudo traz algumas preocupações de privacidade, especialmente quando as coordenadas do GPS e os dados de login são classificados como metadados.  Além disso, a pesquisa mostra exatamente como as pessoas estão interagindo com suas tecnologias.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail