Home > Notícias

Software embarcado apresenta oportunidades de negócios, diz Progress

Déborah Oliveira

13/05/2015 às 10h10

Software embarcado apresenta oportunidades de negócios
Foto:

Aplicativos móveis e o rápido crescimento da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) estão abrindo oportunidades para os Independent Software Vendors (ISV, na sigla em inglês) em países como Brasil, México, Columbia e Chile. É o que acredita Matthew Gharegozlou, vice-presidente para América Latina da Progress.

Para o executivo da companhia de software, enquanto os grandes fornecedores de software devem se concentrar na oferta de software de infraestrutura, as pequenas e médias empresas, focadas em desenvolvimento de aplicações, miram importantes nichos de negócios, como de software “embedded” para produtos que vão de controladores de portas e cortinas até carros inteligentes, roupas esportivas com medidores de performance corporal e controladores de qualidade em máquinas industriais.

O potencial de mercado de software embarcado é grande. De acordo com dados da BBC Research, o mercado de software embedded deverá atingir neste ano receita de US$ 4,9 bilhões, passando para US$ 7,5 bilhões já em 2019.

Na avaliação do Gharegozlou, além de aumentar as perspectivas de receita dos ISVs, esse fenômeno de mercado está exigindo mudanças de visão e no modo de operar dos ISVs. Segundo ele, entres as consequências visíveis estão grande adesão por parte dos ISVs às plataformas de aplicação como serviço (aPaaS) e às ferramentas de software em nuvem disponíveis em ambientes como a Amazon Web Services (AWS) e a HP OpenStack. 

Gharegozlou destaca ainda que a mudança no setor de software está obrigando ainda a uma atual revisão das práticas de negócios por parte dos ISVs, que necessitam preparar sua mão de obra para os novos requerimentos do mercado. 

Hoje, diz o executivo, os desenvolvedores profissionais necessitam ampliar suas habilidades para entender o novo ambientemultidispositivo e agnóstico e adaptar suas aplicações para a convivência da nuvem com a estrutura tradicional da TI em casa. Segundo ele, esse movimento de adaptação já vem acontecendo de forma acelerada, mas ainda insuficiente para responder à forte demanda do mercado. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail