Home > Notícias

Startup brasileira desenvolve capacete para filmagens em 360 graus

Guilherme Borini

17/01/2017 às 10h01

Startup brasileira desenvolve capacete para filmagens em 360 graus
Foto:

A startup carioca UView360 encontrou uma nova forma para manusear sistemas tecnológicos para captação de imagens para dispositivos de realidade virtual (VR). A ideia da produtora de vídeos em VR, inspirada nos equipamentos mais avançados do mundo, é um capacete com 15 câmeras para produção de vídeos em 360 graus.

Para produzir o protótipo, foi utilizada impressora 3D para criar as peças, em processo que levou cerca de um mês de estudos e testes. Os gastos para essas impressões foram de apenas R$ 300. Charles Boggiss, diretor da UView360, conta que a inspiração para criar o capacete veio de um protótipo de um amigo que mora em Oslo, na Noruega. "Ele me mostrou um modelo diferente de capacete e eu achei interessante, mas nós da UView360 não tínhamos um molde, tínhamos apenas a inspiração. A primeira impressão que fizemos demorou quatro dias para chegar em um resultado bom e para finalizar foram gastos dois dias inteiros. Conversamos bastante, buscamos o melhor conceito, e produzimos tudo em um mês”, conta Charles.

A startup se preocupou com alguns cuidados tecnológicos para obter os resultados esperados com o modelo. O primeiro deles foi referente ao posicionamento de câmeras e o número delas, usadas para garantir uma melhor qualidade de imagem. Além disso, foi usada uma câmera especial, de angulação diferente, na parte superior do capacete que possui uma visão em 250 graus, garantindo uma amplitude maior de visão. “Utilizar o sistema de capacete com cabeça é diferente do tradicional. Eu uso 15 câmeras ao invés de 6, por exemplo. A partir disso, eu tenho uma redundância muito maior de campo e consigo reduzir a paralaxe - que são as linhas da imagem - e isso com certeza melhora bastante o produto final”, afirma Boggiss.

Segundo Boggiss, o ganho na escala de qualidade do produto final é imensurável, pois, a partir do desenvolvimento do capacete, é possível proporcionar aos clientes um material de maior qualidade. “Eu acho que traz uma experiência em primeira pessoa muito melhor. Somos muito focados em esportes, então acho que podemos produzir materiais de qualidade e proporcionar experiências incríveis”, finaliza.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail