Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

CA cria cultura de inovação ao estimular projetos de funcionários

Por

em Aceleradoras

5 meses atrás

Nos últimos anos, a inovação surgiu como diferencial competitivo. Hoje, contudo, é fundamental para empresas se manterem relevantes em seus mercados de atuação. Quem não inovar estará fora, pode apostar. Diferentemente de negócios que buscam acelerar startups externas, a CA Technologies optou por um caminho diferente em busca da inovação com a criação, há um ano, do CA Accelerator e os resultados da iniciativa já podem ser vistos.

O CA Accelerator funciona como uma startup lean, na qual os inovadores internos recebem apoio e financiamento para lançar produtos no mercado. Howard Abrams, vice-presidente sênior da CA Technologies, está à frente da iniciativa e contou ao IT Forum 365 que a inovação permeia todas as atividades da empresa e o CA Accelerator chegou para reforçar esse posicionamento.

“Com o CA Accelerator, passamos a incentivar funcionários a enviarem suas ideias. Por um período de um ano, eles saem de suas áreas e se dedicam totalmente às suas ideias. Usamos metodologia lean para aprender rapidamente com erros e acertos”, explica. Após esse período, se a ideia não der certo, eles podem voltar para suas atividades anteriores. Se for bem-sucedida, seguem com seus negócios.

Segundo o executivo, na primeira fase do programa dez ideias foram incubadas, envolvendo mais de cem colaboradores. E o mais interessante, revelou, é que elas são de departamento diversos, em sua maioria não técnicas, como Financeiro e Jurídico.

“Ajudamos os fundadores dessas empresas a serem líderes dessas startups. Muitos deles são especialistas em uma área, mas nunca tiveram um negócio. Provemos todo o suporte necessário para que eles cresçam”, conta Abrams, sem revelar o investimento direcionado para o programa. “O CA Accelerator é importante para nós não só porque gera negócios, mas gera futuros líderes na empresa”, completa.

Lições

O executivo comenta que até o momento a maior lição do programa foi entender que os desafios que têm as startups que estão fora de uma estrutura empresarial são os mesmos de empresas aceleradas dentro de uma grande corporação. Segundo ele, há picos de crescimento, de queda e é preciso, a todo momento, gerenciar essa montanha russa.

De dentro para fora

Um dos exemplos citados pelo executivo de ideia que surgiu no CA Accelerator e foi integrado ao portfólio da companhia foi o CA Jarvis. Trata-se de um mecanismo de análise interna, que foi acoplado às linhas de negócio Agile Operations, API Management e Security da CA.

A mais recente adição ao CA Accelerator foi o FreshTracks.io beta. A ideia da solução nasceu de engenheiros da companhia, que monitoram microsserviços. O FreshTracks.io foi criado para resolver problemas reais experimentados no monitoramento e dimensionamento de aplicativos.

*A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da CA Technologies


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail