Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Legaltechs: saiba como a tecnologia está mudando a rotina do direito

Por Redação

em Startups

4 meses atrás

Startups desenvolvem aplicativos e plataformas digitais para otimizar gestão e produção de peças processuais, modernizando um setor, muitas vezes, avesso a mudanças

Muitas pessoas associam o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, mas com a ajuda da tecnologia essa realidade vem mudando. Seja pelo Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (Puma), projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que tem por objetivo digitalizar e acabar com os processos em papel de 198 das 279 varas existentes na cidade de São Paulo ou por empresas que estão utilizando a tecnologia para ajudar a modernizar o setor.

Chamadas Legaltechs ou Lawtechs, essas empresas fornecem produtos e serviços que atendem demandas de advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho desses profissionais que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais.

Um exemplo é o Previdenciarista – plataforma de conteúdo focada no sistema previdenciário. Com milhares de usuários ativos, a plataforma coloca à disposição dos assinantes mais de 1,8 mil modelos de petições validadas em casos reais e ferramentas específicas para advogados da área, como o simulador de Fator Previdenciário. Além disso, disponibiliza uma ficha de atendimento e até mesmo modelos de documentos que ajudam o advogado a melhorar o atendimento ao cliente.

De acordo com Renan Oliveira, um dos fundadores do site, o Previdenciarista aumenta a produtividade do advogado, otimiza seu tempo e o mantém sempre atualizado. “O nosso objetivo é utilizar a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos que o mantenham atualizado e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de petições. Só no ano passado nosso site teve mais de 4 milhões de visualizações das páginas”, explica.

“Todos os dias são adicionadas novas petições no site. Essas peças são produzidas em escritório especialista em Direito Previdenciário, portanto são validadas em casos reais de clientes reais que geram processos reais, trazendo mais segurança para o profissional. Geralmente, utilizo a fundamentação ou algum julgado reproduzido no modelo para ganhar agilidade na redação das minhas peças e até mesmo para estudar, porque o site tem teses que ainda não utilizei e servem de sugestão para clientes”, relata Jacqueline Marques de Castro, assinante


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail