Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


4 benefícios financeiros da nuvem para os negócios

Por Redação

em Tech

3 anos atrás

Escalabilidade, facilidade de acesso e economia de recursos são alguns dos benefícios da nuvem. Segundo a KMPG, inclusive, 50% das empresas adotam uma solução em nuvem devido ao custo benefício que pode ser oferecido aos negócios.
Para Maurício Cascão, CEO da Mandic Cloud Solutions, o momento econômico do País favorece a contratação deste tipo de serviço, já que a adoção da nuvem permite ajustar a capacidade de processamento à demanda real do negócio, diminuindo os custos de forma considerável. Pensando nisso, a Mandic listou cinco formas que a nuvem impacta nos negócios das organizações:
1. Redução de custos com infraestrutura
É muito comum empresas compararem o preço do software e hardware com o do cloud sem levar em consideração a economia a longo prazo. Dados recentes do Gartner mostram que 60% do custo da Propriedade Total (TCO) é composto pela infraestrutura física e a operação. Além disso, existem adicionais que devem ser considerados como energia, recursos humanos, manutenção, consultoria, entre outros. Com a nuvem gerenciada por especialistas no assunto, a empresa deixa de ter estes gastos, já que toda a estrutura fica sob responsabilidade do provedor.

2. Economia com licenças   
Ao adquirir o serviço em nuvem a empresa torna-se livre da necessidade de investimento em licenças de softwares, sendo que todos os aparatos necessários passam a ser fornecidos e geridos pelo provedor contratado, bem como todo o processo de manutenção e atualização das soluções.
3. Serviço de apoio terceirizado
Já a economia que o cloud computing pode gerar para a área operacional é considerável. Ao contratar o serviço, a empresa pode contar com um atendimento especializado economizando assim, de forma notável, investimento em recursos humanos na contratação, treinamento e atualização de seu conhecimento em nuvem além de tempo da equipe interna.
4. Aumento de produtividade
Além de todos os benefícios já descritos, a nuvem contribui de forma indireta no desempenho das empresas, nos chamados ganhos “intangíveis”, ou seja, ao invés de trabalhar de forma constante em atualizações e correções das plataformas tradicionais, a equipe de TI passa a se concentrar em projetos estratégicos para a empresa, contribuindo para a melhora dos processos e trazendo consequentemente aumento de receita.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail