Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

7 áreas que estão sendo transformadas pela inteligência artificial

Por Redação

em Inteligência artificial

3 meses atrás

Levantamento da BSA mostra áreas de impacto da tecnologia, como a de saúde e qualidade de vida

A inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) é uma ferramenta poderosa que usamos todos os dias para resolver problemas complexos. Apesar da maioria das pessoas estarem familiarizadas com o termo, elas ainda não se dão conta de como a tecnologia está afetando indústrias do mundo inteiro e transformando a vidas profundamente. Desde ajudar produtores a proteger suas lavouras, até apoiar o desenvolvimento de cidades mais seguras e viabilizar importantes descobertas médicas, a inteligência artificial está contribuindo para um mundo melhor.

“A AI permite uma análise de dados que não seria possível para nenhum de nós, encontrando conexões que melhoram a qualidade e a exatidão da tomada de decisões”, explica o country manager da BSA| The Software Alliance, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. A BSA é a principal defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional.

O levantamento da BSA “Artificial Intelligence in Every Sector” (“Inteligência Artificial em Todos os Setores”, em português), aponta algumas das diversas áreas que estão sendo revolucionadas pela tecnologia. Veja abaixo:

2. Saúde e qualidade de vida

Softwares poderosos possibilitam que pesquisadores encontrem tratamentos para doenças raras. Agora é possível analisar centenas de amostras, levando em conta drogas já existentes e compostos para possíveis novos tratamentos. A inteligência artificial também possibilita que médicos tomem decisões melhores ao lhes garantir acesso ao histórico médico completo de seus pacientes, assim como a relatórios detalhados, sugestões de diagnósticos e tratamentos formulados com base tanto nas informações do paciente quanto em estatísticas públicas.

3. Segurança

A inteligência artificial ajuda as empresas a estar sempre um passo a frente das ameaças cibernéticas ao prever possíveis riscos, ao mitigar ataques em tempo real, ao gerenciar o acesso a recursos e ao criptografar dados estratégicos. Isso tudo só é possível graças à análise de imensas quantidades de dados.

4. Infraestrutura

Criar uma infraestrutura desenhada para o século 21 passa obrigatoriamente pela inteligência artificial. Ela viabiliza a construção de cidades mais inteligentes e seguras por meio de sensores que monitoram a segurança e a fluidez do tráfego, identificam falhas em construções automaticamente e monitoram e controlam redes elétricas, facilitando a localização e o conserto de interrupções na distribuição.

5. Educação

Ferramentas de inteligência artificial estão tornando possíveis tutorias digitais, currículos personalizados e programas de aprendizagem que se adaptam aos alunos. Planos de aula e atividades com níveis de dificuldade variáveis também podem estar à disposição dos professores, fazendo com que eles economizem tempo ao longo do ano letivo.

6. Varejo e negócios

Negócios com uma grande base de clientes, como bancos, cadeias de restaurantes e grandes varejistas conseguem analisar a imensa quantidade de dados coletados todos os dias graças à inteligência artificial. Assim, eles conseguem ter insights sobre as preferências dos consumidores e sua própria performance. Isso melhora a experiência final do cliente e aumenta a eficiência do negócio. Softwares também ajudam a otimizar o design de produtos, usando dados para prever diversos cenários.

7. Agricultura

Usando imagens captadas por drones, aviões e satélites e algoritmos, a inteligência artificial pode ajudar produtores ao redor do mundo a ganhar maior controle sobre suas safras, identificando o melhor momento para o plantio, monitorando lavouras e até prevendo o preço do seu produto.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail