Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


8 aplicações que provam que inteligência artificial já está entre nós

Por Redação

em Tech

3 anos atrás

A inteligência artificial (IA, na sigla em inglês) é a combinação de técnicas e algoritmos que visam treinar máquinas para que elas tenham as mesmas capacidades do ser humano, como raciocínio lógico, apresentação de conhecimento, planejamento, processamento de linguagem natural, percepção e inteligência geral. Na visão da Totvs, nos próximos anos, a adoção dessa tecnologia deve acontecer de forma exponencial, seja para aplicações de uso pessoal ou de negócio, tendo impacto similar ao da própria internet e a computação móvel.

A própria Totvs já vem utilizando IA no desenvolvimento de soluções, combinando dados de qualidade e inteligência artificial. Para Vicente Goetten, diretor do Totvs Labs, assim como a internet revolucionou uma série de indústrias, a inteligência artificial transformará a forma como várias empresas operam, além dos impactos que trará em diversos aspectos da nossa vida pessoal. “Provavelmente não veremos uma única aplicação ou processo que não tire vantagem desta tecnologia, fazendo dela, provavelmente, a maior revolução tecnológica da atualidade”, comenta.

Abaixo, o executivo lista oito aplicações práticas da tecnologia em diferentes segmentos de mercado que estão sendo estudadas e, algumas delas, implementadas pela Totvs.

1. Agricultura
Simplificar e acelerar a tomada de decisão mais importante do negócio de qualquer produtor ou engenheiro agrônomo, sabendo quando é o melhor momento de plantar e colher ou até mesmo quais insumos utilizar. Já existem plataformas específicas para a agroindústria no mercado que se utilizam de base de dados diversas sobre tipo de solo, sementes e clima para analisar e sugerir o melhor caminho a seguir.

2. Logística e Transporte
Em Mountain View, cidade na Califórnia sede do Totvs Labs, é comum ver carros autônomos percorrendo as ruas todos os dias. Muito provavelmente, nos próximos cinco anos, será normal encontrar milhares desses veículos circulando no mundo todo. Além disso, trens, caminhões e outros meios de transportes também poderão ser conduzidos por robôs.

3. Saúde e Biotecnologia
No segmento de saúde, a AI ajuda médicos e pacientes a terem um diagnóstico mais rápido e muito mais acurado. Um dos grandes destaques é a detecção de câncer por amostras de sangue dos pacientes. O material coletado tem uma gigantesca massa de dados que precisa ser analisada para encontrar determinados padrões. A técnica auxilia, ainda, a identificar fatores genéticos que podem levar ao desenvolvimento ou não da doença.

4. Varejo
Conseguir fazer previsões de vendas e apontar o produto certo a ser recomendado para um determinado cliente, estão entre as capacidades que a IA já consegue entregar hoje. Empresas, como a Amazon, utilizam robôs para identificar se um livro terá ou não sucesso, até mesmo antes do seu lançamento. Outra aplicação excelente para varejo (e outros setores) é a otimização de estoque, onde a IA pode ajudar as empresas a preverem receitas e determinar quanto de um insumo deve ser comprado.

5. Educação
Permite a criação de diferentes tipos de serviços, como identificar se um aluno está prestes a cancelar a sua matrícula ou desistir de um curso, sugerir novos cursos para um estudante, ou até mesmo criar ofertas customizadas para otimizar o aprendizado e estimular a educação.

6. Serviços Financeiros
Tecnologias inteligentes podem auxiliar instituições financeiras a reconhecer riscos que um cliente pode representar, ou ainda prever padrões do mercado e as suas consequências, bem como recomendação de operações. Tudo executado de forma automática para levar respostas e análises prontas aos funcionários.

7. Manufatura e Supply Chain
Realizar um levantamento de produtos e peças que precisam de manutenção, antes mesmo de apresentarem problemas, auxiliar companhias de manufatura sobre o quanto comprar e/ou produzir, prever impactos e riscos de fornecedores são ações possíveis com o uso da inovação.

8. Assistentes pessoais virtuais
Todos nós somos ou seremos afetados por assistentes pessoais. Nos próximos anos, bancos terão funcionários digitais nos ajudando a executar algumas operações ou ainda a responder nossas dúvidas, agilizando o atendimento ao público. Com esse mesmo tipo de apoio virtual também será possível organizar melhor as viagens de férias, por exemplo, planejando e agendando os detalhes, como voos, hotéis e traslados.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail