Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Carro autônomo que integra AI é desenvolvido por Idemia e Altran

Por Gabriel Furlan da Pimenta Comunicação

em Inteligência artificial

2 meses atrás

Veículo tem plataforma que utiliza mais de 20 sensores incorporados

A Idemia, empresa mundial em identidade aumentada, e a Altran, empresa mundial em serviços de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento (EP&D), estão se unindo para desenvolver um veículo conectado, autônomo e multiuso que integra inteligência artificial (AI, na sigla em inglês). Chamado “Columbia”, o veículo interage com diferentes ambientes.

O projeto tem como objetivo a criação de dois serviços em um só: um carro com direção assistida para uso pessoal baseado no conceito de transporte compartilhado; e uma solução de transporte para uso comercial, que engloba a entrega e coleta de itens durante o trajeto.

O sistema de direção do projeto do novo veículo possui uma câmera que monitora o comportamento do motorista e interage com ele. Em caso de circunstâncias imprevistas, o controle do veículo é devolvido ao motorista. Além disso, possui uma solução de chave digital baseada em nuvem que pode ser armazenada no smartphone do motorista de forma segura, e utilizada para abrir e ligar o veículo por meio da tecnologia de reconhecimento facial e-KYC (“Know Your Customer”).

“O ‘Columbia’ garante a segurança das identidades dos clientes. Nossa prioridade é fornecer conveniência e segurança aos usuários”, explicou Yves Portalier, vice-presidente-executivo de Objetos Conectados da Idemia.

De acordo com Pascal Brier, vice-presidente executivo de Estratégia, Tecnologia e Inovação da Altran, a parceria contribuirá significativamente para a evolução da mobilidade e a partilha de recursos com o serviço dois em um. “O ‘Columbia’ atende às necessidades dos usuários finais e dos agentes B2B em uma solução combinada”, comentou.

O veículo possui, ainda, diversas aplicações desenvolvidas pela Idemia, incluindo uma plataforma que utiliza mais de 20 sensores incorporados; Arquitetura Eletroeletrônica Plug and Play que viabiliza sistemas de mobilidade autônoma; Sistema de interações de luz para o veículo nas partes dianteira e traseira; Painel inteligente para interagir com o veículo e os serviços; Aplicativo móvel chamado I-ris, que permite ao usuário comandar o veículo, enviar uma encomenda e gerenciar o transporte compartilhado, graças ao sistema de reconhecimento facial da Idemia.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail