Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Carros autônomos estão mais perto de ser realidade do que você pensa

Por Déborah Oliveira

em Conectividade

4 anos atrás

“Nos próximos cinco anos, você verá alguém andando em veículos autônomos“, disse o CEO da Ford, Mark Fields, durante a CES 2015, realizada no início do mês em Las Vegas (EUA). Ele juntou-se a outros executivos da indústria automobilística na afirmação. Grande parte do mercado acredita que o cenário será realidade muito em breve, mais cedo do que imaginamos.

Cinco anos não é muito tempo e há uma série de perguntas não respondidas em torno de condução autônoma que ainda precisam ser respondidas. Quem será culpado quando acidentes de carros autônomos acontecerem? Como manter a atenção do condutor? Como tornar a viagem mais divertida? No longo prazo, há também um risco para as montadoras de carros autônomos, que terão de mudar o relacionamento dos consumidores com nossos veículos ou ainda implementar um sistema para compartilhamentos de automóveis.  
LEIA MAIS
Mas há outras questões também. Carros autônomos em sua maioria provavelmente terão de contar com mapas altamente detalhados e os motoristas, por sua vez, deverão ter um relacionamento contínuo com os fabricantes, a fim de receber atualizações regulares. As montadoras deverão revisar seus modelos de negócios.

Há ainda muitos obstáculos regulatórios que precisam ser superados antes que possamos sentar no banco do motorista e observar a paisagem. E os consumidores não vão comprar esses carros até que tenham certeza absoluta de que eles são seguros. O jeito é aguardar e ver como essas questões serão solucionadas.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail