Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Com Azure, Rock in Rio registra mais de 18 mi de visualizações on-line

Por Redação

em Cloud computing

4 meses atrás

Uma das novidades da 7ª edição do Rock in Rio, realizada no último mês, foi a ferramenta no site chamada “Live – momento a momento”, que disponibilizou em tempo real vídeos dos shows, fotos dos artistas e comentários dos fãs nas redes sociais durante o festival. A plataforma escolhida para suportar o volume de acessos foi a nuvem da Microsoft, o Azure, que garantiu segurança e escalabilidade durante os picos de acesso. Toda infraestrutura do site foi desenvolvida pela empresa K2 Cloud.

Segundo a organização do evento, mais de 18 milhões de visualizações foram registradas nos sete dias de atrações, de pessoas ao redor do mundo acompanhando diariamente o recurso de entretenimento. Foram aproximadamente 1,6 bilhões de requisições aos servidores no período ao longo das duas semanas.

Site do evento

A parceria entre o festival musical e a gigante norte-americana foi além. A nuvem da Microsoft, que foi migrada em abril, também foi fundamental para manter a estabilidade do site do evento no momento de pico das vendas de ingressos. No fluxo de vendas, a plataforma foi responsável por garantir a constância do site no momento em que o visitante consultava o line-up e realizava a requisição para adquirir o ingresso. Em um único dia, em abril, o Azure chegou a suportar mais de 200 mil requisições simultâneas por minuto. Então, ao escolher, a pessoa era direcionada para a página que administrava a venda de ingressos.

Rodrigo Ramos, diretor técnico da K2 Cloud, lembra que, no final de 2016, o sistema apresentava problemas de desempenho e perto da fase crucial de venda de tickets. “Por isso, para garantir eficiência, nos antecipamos e escolhemos a parceria com o Azure por permitir fácil integração com nossas soluções Open Source, além da boa execução em ambiente de missão crítica”, comenta.

Já o diretor de nuvem da Microsoft Brasil, Roberto Prado, comenta que a solução da Microsoft foi capaz de oferecer uma operação dinâmica na nuvem a um megaevento como o Rock in Rio. “Novos artistas foram confirmados a todo instante, assim como pacotes de ingressos, provocando um alto e baixo de acessos todos os dias. Para garantir boa performance ao site, nossa plataforma oferece elasticidade e redundância para acompanhar o tráfego do cliente, absorvendo fases de pico como na venda de bilhetes e os acessos durante o evento, que alcançaram a marca de 1,6 bilhões de requisições aos servidores nas duas semanas de shows”, afirma.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar

Notícias marcadas

Personalize sua home

Ative ou desative as categorias abaixo:

  • Carreira
  • Digital
  • Gestão
  • Mercado
  • Segurança
  • Startups
  • Tech
  • TI de Negócios