Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Comunicações ópticas são tema de novo livro do CPqD e editora Springer

Por Samanta Rezende da Pimenta Comunicação

em Redes e Comunicações

6 dias atrás

Título aborda tecnologias emergentes na área de comunicações ópticas, que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de transportar o tráfego IP atual e futuro

As pesquisas e desenvolvimentos mais recentes na área de comunicações ópticas são o tema do terceiro livro da série internacional Telecommunications and Information Technology, que vem sendo publicada pelo CPqD em conjunto com a editora Springer. Com o título Optical Communications – Advanced Systems and Devices for Next Generation Networks, a publicação já está à venda no site da editora – onde também estão disponíveis os outros dois livros da série, que tratam de tecnologias cognitivas e de redes sem fio LTE.

Estruturado em 11 capítulos, o novo título aborda tecnologias emergentes na área de comunicações ópticas, que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de transportar o tráfego IP atual e futuro – e dar suporte a seu crescimento cada vez maior e mais rápido, determinado pela aceleração do uso de aplicações banda larga. Nesse sentido, a publicação destaca as tecnologias de transmissão coerente e não coerente, técnicas de processamento digital de sinais e avanços na área de dispositivos fotônicos – como lasers e amplificadores ópticos para aplicações submarinas.

“O livro apresenta os principais resultados das atividades de pesquisa em comunicações ópticas conduzidas pelo CPqD em parceria com outras duas instituições que atuam nessa área: a Universidade de São Paulo e a Unicamp”, resume Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD e um dos editores da publicação. Também participam dessa edição Eduardo de Souza Rosa, gerente de Sistemas de Comunicações Ópticas do CPqD, e os pesquisadores Andrea Chiuchiarelli e Rafael Carvalho Figueiredo.

Com prefácio do professor Helio Waldman, da Unicamp, renomado especialista nessa área, o livro Optical Communications – Advanced Systems and Devices for Next Generation Networks tem 261 páginas e está disponível no formato e-book por US$ 129.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail