Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Equinix dobra capacidade de data center na Zona Norte do Rio de Janeiro

Por Déborah Oliveira

em Tech

4 anos atrás

A Equinix, companhia de interconexão de data centers, inicia a segunda fase de construção do seu data center na Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurado em setembro de 2013, o site recebeu aporte inicial de US$ 24 milhões e, agora, contará com investimentos de US$ 17 milhões. 

A empresa informa que a nova etapa será conduzida pela Aceco TI, especializada na construção e manutenção de data centers – também responsável pela inauguração do site. A conclusão das obras está prevista para julho de 2015.

Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, afirma que o espaço já conta com 72 clientes hospedados e 310 racks. Com a expansão, essa capacidade será dobrada e comportará 630 racks no total.

Entre os clientes está a Decatron, companhia especializada em projeto, fornecimento, implementação, gestão e otimização de TI. A organização decidiu terceirizar sua infraestrutura de TI em 2013, quando o centro de dados foi inaugurado na cidade.

Segundo a Equinix, o data center da Zona Norte do Rio de Janeiro é Tier III, certificação que atesta capacidade de funcionamento de 99,982% do tempo durante o ano, e o primeiro no Brasil com área disponível para data center container.

O site também foi projetado com base em conceitos de sustentabilidade. O consumo de água, energia e a redução da emissão de CO² foram priorizadas no desenvolvimento do projeto. Os equipamentos instalados utilizam o mínimo dos recursos naturais e o edifício conta com sistema de captação de água de chuva. Carvalho relata que assim a Equinix conseguiu reduzir em pelo menos 70% o consumo de água e em 10% o de energia.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail