x

Publicidade

Inteligência Artificial ajuda a resolver problemas de segurança em cidades

Por Redação

em Tecnologia

06 jun 2016 2 anos atrás

Parece cena de ficção científica, mas não é. O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, e a Universidade de Eletro-Comunicações (UEC), no Japão, anunciaram o desenvolvimento de um algoritmo de alta velocidade para auxiliar no monitoramento de segurança urbana.

A novidade usa a teoria matemática dos jogos como tecnologia de inteligência artificial para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento de segurança para uma cidade. A expectativa é de que o algoritmo trabalhe na resolução de problemas relacionados à malha viária de toda uma região, como identificar os melhores pontos de acessos para interceptar fugas de criminosos, por exemplo.

A formulação de planos de segurança – principalmente em locais com grande circulação de pessoas – tem historicamente se baseado na experiência e intuição de especialistas, o que atualmente não é mais o suficiente devido à evolução das ameaças. Assim, o uso de Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais eficiente na formulação dessas estratégias.

Para prover uma alternativa eficiente e que viabilize a aplicação da teoria dos jogos em situações reais, o Fujitsu Laboratories e a Universidade de Eletro-Comunicações desenvolveram um algoritmo que resolve rapidamente o problema de segurança da malha viária de grandes cidades.

Comparada à tecnologia anterior, se torna possível encontrar o plano ideal de segurança para uma cidade até vinte vezes mais rápido, em média, para uma área de 200 cruzamentos. Já para 200 mil cruzamentos, comparação que leva em consideração os 23 bairros de Tóquio e onde a formulação de um plano de segurança levaria vários dias, a tecnologia permitiu a geração de um planejamento em cinco minutos, além de suporte interativo.

O Fujitsu Laboratories pretende comercializar a tecnologia como parte da inteligência artificial da Fujitsu Limited durante o ano fiscal 2017. Já a Universidade de Eletro-Comunicações quer prosseguir com a expansão da tecnologia além da malha viária de uma metrópole.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar