Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Inteligência Artificial: 74% das empresas relatam aumento nas vendas com tecnologia

Por

em Tech

1 ano atrás

Com a transformação digital – que impacta empresas de todos os setores e portes – e o novo perfil de consumidor, mais bem informado e exigente, as equipes comerciais devem mudar o foco de trabalho. De acordo com pesquisa da Salesforce, feita com mais de oito mil líderes de vendas e sete mil clientes, os times devem passar de operadores de vendas para profissionais que constroem relacionamento com os clientes e possuem um papel consultivo. Isso quer dizer conhecer as preferências e fornecer um atendimento personalizado e proativo.

O levantamento aponta que 55% dos consumidores e 75% dos líderes de vendas esperam receber ofertas personalizadas. Até 2020, 51% dos clientes desejam que as empresas antecipem suas necessidade e façam sugestões relevantes.

Como base nesse cenário, ganha força a Inteligência Artificial (IA), que torna possível rearquitetar os modelos comerciais desde o início – auxiliando na captação e aproximação com os clientes, além da criação de experiências personalizadas e em tempo real. O levantamento aponta que 37% das equipes comerciais já estão usando IA, e 22% avaliando as soluções. E os resultados são positivos: 80% dos times que usam a tecnologia afirmam ganho de produtividade no trabalho e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção de clientes. Segundo o estudo, a Inteligência Artificial traz quatro benefícios:

1. Prever as vendas;

2. Classificar e personalizar o serviço de atendimento ao cliente;

3. Automatizar a base de leads de vendas e marketing;

4. Identificar – e antecipar – as oportunidades de vendas.

Isso quer dizer que, na busca por aprofundar o relacionamento com os consumidores, as empresas passaram da simples segmentação para estratégias de conteúdo dinâmico, alimentadas pelo aprendizado em máquina. A ideia é adaptar a comunicação e oferecer ofertas personalizadas. De acordo com o estudo, 92% das equipes de marketing de alto desempenho – aquelas que estão extremamente satisfeitas com resultados alcançados – usam recursos de IA ou planejam usar nos próximos 12 meses.

Imagem: depositphotos


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail